JUVENTUDE QUILOMBOLA O DIREITO AO BEM VIVER

Desenvolver atividades afirmativas a cultura, educação e economia solidaria de jovens das comunidades Quilombolas do Território Quilombola Águas do Velho Chico em Orocó-PE. Em parceria com as organizações sociais existentes nas comunidades e as instituições de ensino que atendem esses jovens. Neste proposito de incentivar as formas de produção agrícolas desenvolvidas pelos jovens na geração de renda aos envolvidos e aos demais do território. Em cada comunidade através de suas associações comunitárias, identificar as potencialidades dos jovens aos quais desenvolvem ações de organização, solidarias e de compromisso com a vida da comunidade.Mapear as produções agrícolas desenvolvidas pelos jovens e/ou familiares visando o fortalecimento e a permanência dos mesmo no campo, onde o bem viver possa ser reflexo na vida e nas ações dos envolvidos.No entanto torne característica fundamental da equipe o desenvolvimento profissional, econômico, cultural e social coletivo.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
No Território Quilombola Águas do Velho Chico, localizado em Orocó-PE, possui 5 cinco comunidades as quais existe um numero em média 500 jovens aos quais não possuem renda fixa, muitos vivem da existência da produção agrícola que é expansiva e diversificada de frutas (goiaba, acerola, manga, banana, abobora,mamão, caju e maracujá)e raízes(macaxeira e batata)todas produzidas nas comunidades e as quais muitas vezes se perdem nas roças devido a venda ter preços bem inferiores aos encontrados em diversas regiões do pais.Na perspectiva de estimular e proporcionar os/as jovens do campo a permanência no campo de forma economicamente sustentável desenvolvendo o aproveitamento das produções agrícolas já existentes pelos mesmos e familiares de forma que assegure a sua identidade e cultura. Empoderando a juventude sobre a sua identidade, cultura possibilitando nas produções desenvolvidas pelos mesmos a afirmação de um povo,sua culinária, seu Território, a difundir os sabores da cultura Quilombola das comunidades do Sertão do São Francisco do estado de Pernambuco no Brasil.Com o aproveitamento das produções agrícolas que reflete no bem viver e na sustentabilidade econômica e social da vida de todos os envolvidos e em todo território.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
Desenvolver junto a juventude local um espaço de produção através do aproveitamento das produção agrícola existentes, motivando os mesmos a permanência no campo com ações econômica, solidaria e sustentável.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
1- Agricultura - Fome zero e Agricultura Sustentável (ODS 2) / Trabalho Decente (ODS 8) /Comunidades Sustentáveis (ODS 11).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
Observando as linhas de pesquisas propostas pelo projeto sentir a necessidade de inserir proposta das Comunidades Quilombolas as quais desenvolvem ações com frequência no âmbito social, coletivo e cultural ao perceber que tinha a linha da Agricultura - Fome Zero e Agricultura Sustentável,Trabalho Docente e Comunidades Sustentável ao qual atendem alguns dos aspectos assim almejados pela juventude que vive no campo em busca de incentivo, apoio e visibilidade nas ações as quais já desenvolvem com frequência. Neste proposito, enquanto quilombola, professora, estudante e liderança comunitária sentir na necessidade de expor nossas angustias em ter tanta perca em nossas produções agrícolas e apresentar o anseio de nós jovens em se ter um espaço que proporcione a economia solidaria e sustentável, mas que também tenha visibilidade de um povo Quilombola nas produções diversas. Tendo em vista a parceria desenvolvida pela UNESCO em uma das nossas instituições de ensino ao qual estimula a vivencia de projetos intercultural e afirmação da cultura, empoderamento da juventude e a preservação do meio ambiente.
Nombre y apellido representante del equipo
INGREDE ALVES DANTAS
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "JUVENTUDE QUILOMBOLA O DIREITO AO BEM VIVER"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Ingridh Alves Quilombola a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

aguardo ansiosa pelo contato e ao mesmo tempo desejo poder contribuir para um mundo bem melhor.
Responder
Reportar
hace 4 años