Doando

Doando.org (disponível em versão Beta) é uma plataforma que conecta doadores a instituições/ONGs que precisam de doações. As ONGs registram itens dos quais eles precisam, em inúmeras categorias, além do nível de urgência de sua necessidade. Assim, qualquer um pode acessar o Doando, colocar sua localização e quais itens tem para doar. Afinal, todos têm pelo menos um tênis em seus armários que não usam. O site mostra ao usuário as instituições mais próximas que precisam daquele item, em ordem de urgência. Dessa forma, conecta-se potenciais doadores e ONGs, já que muitos estão dispostos a doar mas não sabem por onde começar. Além disso, as instituições poderiam cadastrar suas necessidades de voluntários, aumentando o engajamento em causas sociais. No futuro, ofereceremos mais incentivos para doações, como descontos em estabelecimentos parceiros ou possíveis parcerias com aplicativos como 99 Táxi ou Uber, que facilitariam o transporte das doações.(obs:nome antigo do projeto: DoeBem)
Nombre y Apellido representante del equipo
Lucas Robles Capovila
País de residencia
Brasil
¿Qué impacto positivo tiene su propuesta?
Através do Doando, usuários poderiam rapidamente colocar em nosso site um item que tem para doar e encontrar instituições perto dela que precisam daqueles itens específicos, em ordem de urgência. Dessa forma, haveria mais incentivos para doar devido a facilidade trazida pelo Doando, e as instituições receberiam cada vez mais doações direcionadas às suas necessidades específicas. Assim, os serviços assistenciais das ONGs serão auxiliados indiretamente. Nós entramos em contato com diversas instituições de caridade durante a nossa fase de pesquisas, e ouvimos que um serviço como o Doando é muito necessário. Além disso, ao facilitar o hábito de doar, evita-se uma possível geração de lixo: Em 2013, por exemplo, mais de 12 milhões de toneladas de roupas e tecidos viraram lixo apenas nos EUA. O Doando, portanto, ajudaria a redirecionar esse desperdício e criar impacto social.
Estadío de la propuesta:
Hemos implementado un prototipo de esa idea
Problema que resuelve su propuesta
No Brasil, ONGs e instituições de caridade se tornaram essenciais para prover bem-estar a milhares, senão milhões, de pessoas. Essas organizações dependem de voluntários e de doações de itens, desde roupas até computadores. O problema é que a maioria dos brasileiros não são engajadas em causas sociais. Após pesquisar sobre, e observar aqueles ao nosso redor, percebemos que esse problema tem uma causa simples: informações sobre o que e aonde doar são difusas. Se doar é complicado, as pessoas tendem a não fazê-lo Logo, acreditamos que facilitar doações é crucial para o trabalho de ONGs. Afinal, todos têm algo em seus armários que poderiam doar. O mais fácil que fazê-lo for, mais pessoas serão beneficiadas. Isso também é relevante porque criar o hábito de doar evita que materiais que seriam úteis para ONGs virem lixo, ajudando também o meio ambiente. Portanto, é importante resolver esse problema de falta de canais rápidos e acessíveis para doações, pois pode ter amplos impactos positivos. Em conclusão, o nosso projeto tenta aumentar a conscientização e o engajamento sobre diferentes causas e suas necessidades, assim como criar uma maior consciência ambiental.
¿De qué manera el proyecto utiliza tecnología? De no utilizar, ¿crees que agregarle la utilización de herramientas tecnológicas podría agregarle valor?
Possuímos um site em versão beta, assim como um aplicativo na Playstore também em versão Beta. Planejamos otimizar essas plataformas e lançar uma versão na App Store. Precisaremos de ferramentas para novas funcionalidades. Gostaríamos de gerar cupons de desconto pelo app e permitir que usuários compartilhem relatos de suas experiências. Também precisaremos de soluções que integrem de forma eficiente o Doando a possíveis empresas parceiras que auxiliem na entrega das doações, como Uber ou 99.
Image gallery

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "Doando"

Collaborate

Sign up or sign in to help Lucas Capovila improve his proposal

Sign up or sign in to comment this proposal

Sign up or sign in to report this comment

Oi Lucas, tudo bem? Sou sua mentora para o desafio Jovens Transformadores. Achei a proposta de conectar pessoas físicas com instituições e ONGs para doação uma ideia muito criativa! Tenho algumas sugestões/provocações para você refletir sobre seu projeto: 1- Acho interessante a sua equipe refletir sobre a representação de diversidade no vídeo e como isso se estende para o projeto como um todo. Por exemplo a representação estereotipada do homem negro como gerente de mercado. 2- Outra questão de diversidade. É importante lembrar que a classe consumidora negra pode ser beneficiária mas também doadora, ok? 3- Como vocês pretendem promover a cultura de doação e garantir que os itens que serão doados sejam de fato bens que podem ser utilizados e não apenas comida que vão estragar, ou roupas e sapatos que já estejam em situação degradada para uso?
Answer
Report
4 years ago
4- Pensem em agregar ao projeto uma missão de conscientização/ educação para promover a reciclagem, uso mais consciente de recursos, upcycling, e conceitos modernos que possam promover uma nova visão sobre a cultura da doação e reaproveitamento de recursos, como a economia circular. 5- Vocês falam sobre serem uma alternativa mais sustentável mas procuram fazer parcerias com uber e 99 para fazer a logística e entrega dos itens doados. Será que não seria mais interessante fazer uma parceria com um ciclo courier? Pensando que vocês estão reunindo pessoas geograficamente próximas. 6- Dica para consulta de benchmarking: Iniciativa chamada “Tem açúcar” que é um aplicativo com proposta bem parecida de troca e conexão de pessoas próximas para se ajudarem. É isso, espero ter ajudado. Parabéns pelo projeto e desejo muito sucesso para vocês!!
Answer
Report
4 years ago