Projeto Aves de Ubatuba

Projeto Aves de Ubatuba tem como comprometimento realizar observação e monitoramento da avifauna local e assim promover a atividades de educação ambiental com a comunidade de Ubatuba-SP, ações praticadas em escolas municipais e estaduais, o projeto também desenvolve produtos como guia de aves de Ubatuba ajudando a fomentar a compreensão das pessoas com a fauna e assim também fomentar o ecoturismo de observação de aves.
Problema que resuelve su propuesta
O município de Ubatuba-SP é um local muito procurado no fim de ano pelos turistas, o ambiente urbano vem crescendo descontroladamente nos últimos anos por conta da demanda do turismo (BISCHOF, Daniel C., TRAJANO, Edson, 2014)., onde podemos observar inúmeros fatores ambientais sendo prejudicados e explorados de forma errada (MMA 2013) (MARANDOLA JR, Eduardo et al 2013). A cidade de Ubatuba-SP tem uma população de 90.799 habitantes (IBGE 2019) tendo a área da unidade territorial 708,105 km² (IBGE 2018) onde cerca de 80% do seu território é parque estadual (JÚNIOR, René A. N., et al, 1996). Com as perdas de seu habitat para o urbanismo muitas aves vão para outros ambientes, as que não conseguem migrar por inúmeros fatores acabam sendo extintas do local, porém ainda temos algumas que se adaptam para sobreviver nas ilhas de vegetação em meio urbano (RIDGELY, Robert S., et al, 2015, p. 21). Por sua vez se torna de grande importância realizar atividades de ecoturismo e educação ambiental.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Promover uma educação ambiental para comunidade com foco de estimular a concentração, memória e as funções cognitivas dos mesmo para proceder com a prática de Birdwatching (observação de aves), criando assim, um elo entre cada indivíduo e a natureza, conscientizá-los da importância das aves para o meio e com potencial de ecoturismo para agregar um lazer e bem-estar aos hóspedes das pousadas, hotéis e até mesmo dos moradores. • Criar para a educação ambiental para crianças e jovens, atividades que norteiam as capacidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais e éticas, tais atividades como jogos, exposição de fotos e palestras. • Produzir eventos de educação ambiental para comunidade em geral, com práticas voltadas ao potencial do ecoturismo de observação de aves. • Promover a conservação e respeito pelo meio ambiente através da educação ambiental, criando na comunidade um elo com a natureza.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Sou Graduando de Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Módulo - Caraguatatubense, realizei meu trabalho de conclusão de curso (TCC) com temática da avifauna urbana de Ubatuba e estou prestes a lançar um mini guia de aves urbanas do município. Observador de aves desde 2018, realiza atividades de educação ambiental (Projeto Aves de Ubatuba). Tenho foco de realizar praticas de educação ambiental voltadas para avifauna para fomentar e disseminar o conhecimento sobre as mesmas para assim conservar essa riqueza que temos nesse hotspot de biodiversidade que temos em Ubatuba
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 4: Educação de qualidade
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Projeto Aves de Ubatuba"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Gustavo Macedo a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Olá Gustavo, seja bem-vindo ao Desafio. Eu serei sua mentora e te desejo muito boa sorte. Sugiro você explicar um pouco melhor com as atividades de educação ambiental propostas podem impactar os processos descritos de migração das aves e urbanização desorganizada. Seria bom você também descrever o público alvo das ações de educação ambiental e se seria este o comprador do serviço. Bom trabalho!
Responder
Reportar
hace 2 años