ECO BARREIRA

No decorrer da história da população e até os dias atuais, os seres humanos, exploraram de forma desenfreada os recursos naturais terrestres e marinhos. Nossas florestas pegam fogo, a mata atlântica já perdeu 93% da cobertura vegetal.Os oceanos e a grande diversidade que vive lá também gritam por socorro. Estamos na década do oceano é cada vez mais urgente olharmos para os oceanos.Os oceanos enfrentam uma tripla emergência ambiental- perda de biodiversidade, crise climática e poluição crescente. E somos a geração capaz de mudar isso. Eco barreira é uma ideia de projeto que nós do Xô Plástico como movimento ambiental, que realiza mutirões de limpeza, acreditamos como uma solução para ajudar a salvar os ecossistemas de manguezal e marinho. A ECO barreira flutuante construída pode ajudar na despoluição dos rios e todo lixo retirado que for reciclado será destinado a uma cooperativa e os demais résiduos para o aterro controlado da cidade.
Problema que resuelve su propuesta
A poluição plástica afeta principalmente a fauna e flora dos ecossistemas marinhos e terrestres. Se continuarmos com o consumo desenfreado de plástico em 2050 vamos ter mais plástico que peixes nos oceanos. Essa problemática afeta os seres humanos também, pois pesquisam ja confirmaram que tem microplástico no sal de cozinha, cerveja e até na água de garrafa. A poluição plástica afeta as mulheres e pessoas negras mais pobres do Mundo. As consequência são inúmeras desde a economia, com a perda de tutistas, pois ninguém que visitar praias poluidas, até os ambientes naturais, virando comida para animais no mar e formado ilhas de plástico no oceano e lixões nas grande cidades. Poluição plástica também contribui com doenças, o brasil sofre muito com a dengue, devido a mau armazenamento de água parada, roedores também e escorpião por causa de entulhos. Temos que resolver essa problemática por que é urgente salvar o planeta, temos que preservar e conservar o que nos resta.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Recife é uma cidade atravessada por rios, a ecobarreira seria construida próximo de comunidades ribeirinhas e palafitas para que as pessoas em torno participassem de todo o processo. Seria de grande importância dentro da comunidade, pois ajudaria na diminução de lixo que chegam pelos rios e vão para o mar. As mudanças ambientais, são inúmeras, mais a mais importante é a consciência ambiental que vai gerar para as pessaos da importância de descartar os resíduos de formas correta.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Deve ser um dever de todos. Temos o direito ao meio ambiente em equilibrio e para isso devemos ser agentes de mudança dentro da nossa comunidade. Sou estudante de Ciências Biologicas e fundadora do Xô Plástico e venho a mais de 5 anos mudando os meus hábitos de consumo, sendo mais sustentável e ajudando pessoas a mudarem também. No xô plástico quando vamos começar a catar plástico sempre faço uma roda de conversar para falar da importância daqule ato, que não deixar de ser uma ato político, pois o municipio, o estado e o governo deveriam investi em politicas publicas ambientais, mostro que existem alternativas para deixar vários produtos de plástico no mercado e podemos substitui-los e falo sempre nos seres humanos somos os únicos capazes de mudar realmente esse sistema, pois ainda temos tempo.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 6: Água limpa e saneamento

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "ECO BARREIRA"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a LAÍS ARAUJO DA SILVA a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario