Árvore da Vida

O nosso projeto educacional é intitulado Árvore da Vida, cujo objetivo é incentivar a juventude a ter consciência sobre a importância do oceano e os benefícios que ele nos trás, além disso incentivar a limpeza e preservação das praias, através do ensino ecológico e sustentável. Irá atuar em escolas municipais da região litorânea do Brasil, no início focado no Litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, com o público alvo sendo crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II, incentivando-os a se interessarem em cuidar do meio ambiente e do ecossistema em que vivem através de um currículo didático e intuitivo. Uma das ações propostas pelo projeto é a criação e cultivação de uma horta hidropônica em escolas municipais, na prática poderão se conectar com a natureza, se apaixonar por ela e entender como cuidar de maneira sustentável, também podendo funcionar como uma fonte de renda para famílias carentes. Mensalmente promoveremos ações de voluntariado para limpeza de praias da região.
Problema que resuelve su propuesta
Jovens engajados com o meio ambiente desde cedo os tornarão pessoas conscientes com o planeta trazendo a diminuição dos impactos negativos em longo prazo, trazendo uma qualidade de vida melhor para a sua geração e as futuras. Mais ambientes verdes em cidades urbanas, praias mais limpas (através do incentivo de limpezas comunitárias), senso de comunidade, redução da matança de animais marítimos (trazendo aumento da produção de oxigênio nas cidades), melhora nas condições financeiras de famílias humildes devido a horta hidropônica e venda em feiras da cidade. Famílias caiçaras e ribeirinhas se adequando à pesca de sobrevivência (financeira e alimentícia). Redução do plástico no oceano e preservação de cidades litorâneas.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
A nossa comunidade é a região praiana, no litoral sudeste do país. Com uma enorme reserva ambiental, a mata atlântica, contendo uma flora e fauna riquíssima, desejamos educar a juventude sobre o ecossistema na qual vivem e como podem cuidar dele para mantê-lo no futuro. A educação, a disseminação das informações e a consciência do perigo que o nosso planeta está enfrentando, é o primeiro passo para que atitudes sejam tomadas e possamos reverter o estrago em 20 anos. Além de promovermos ações como limpeza de praias e criação de horta hidropônica em escolas municipais, assim levando renda para famílias carentes.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Esse é o planeta em que vivemos e temos apenas um. É o nosso lar que nos dá comida, abrigo e condições para sobrevivência, devemos valorizar o mundo ao nosso redor e tudo o que ele proporciona para nós, para que as próximas gerações ainda tenham como desfrutar um ambiente saudável e uma qualidade de vida digna. Os efeitos da constante agressão da humanidade contra o meio ambiente estão acontecendo agora e até 2040 o lugar em que vivemos, as cidades litorâneas, poderão parar de existir, assim como a vida oceânica. Precisamos tomar conta do nosso lar, para que a nossa rica flora e fauna continue a coexistir conosco.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 13: Acção Climática
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Árvore da Vida"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Fernanda a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario