Ciclar

Ciclar é um negócio social que visa implementar e popularizar soluções que ajudem a mitigar o uso insustentável dos recursos hídricos, através da instalação de sistemas de captação de água da chuva, reúso e de tratamento ecológico de efluentes em residências e empresas.O foco inicial seria a Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe, que sofre com a especulação imobiliária, atraindo moradores que apreciam o estilo de vida próximo à natureza, mas que acabam intensificando a pressão sobre os recursos hídricos. Aldeia é um mosaico de realidades, abrigando ao mesmo tempo florestas, condomínios de luxo, comunidades de baixa renda, sítios...Assim, existe um público com alta demanda de água em suas casas, para usos em jardins e espaços de convivência nos condomínios, e que também possui poder aquisitivo e sensibilidade às causas ambientais, tornando-os clientes em potencial. Ao mesmo tempo, almejamos criar um fundo social, que nos permitiria doar sistemas às pessoas que não poderiam pagar.
Problema que resuelve su propuesta
A APA é também uma Área de Proteção de Mananciais, devido ao fato de abrigar um número elevado de nascentes e mananciais, abastecendo cerca de 60% de toda a Região Metropolitana de Recife (RMR). Sendo assim, a superexploração das águas da região afeta não só os moradores locais, mas toda a RMR. Levando em consideração que Pernambuco é o estado com a menor disponibilidade hídrica do Brasil, além de sofrer com um grave problema de desperdício, já que boa parte da água distribuída se perde em vazamentos de tubulações e adutoras, a importância dos mananciais de Aldeia se torna ainda mais evidente. Além disso, boa parte da região não está ligada ao sistema de saneamento, e a construção das fossas nem sempre é feita correta, favorecendo a contaminação do sistema hídrico. Isso traz consequência para a saúde das pessoas, e onera ainda mais o processo de tratamento de água para o poder público. Ainda, a região abriga o Grupo das Pequenas Bacias Hidrográficas Litorâneas.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
A popularização destes sistemas colaboraria para uma maior segurança hídrica da população de Aldeia, de toda a RMR e de Pernambuco, incluindo as gerações futuras. Mas sobretudo, impactamos positivamente as populações de baixa renda, que podem não ter condições financeiras para cavar poços ou pedir “caminhões-pipa” quando o sistema de abastecimento falha. Neste sentido, almejamos criar um fundo social, que nos permitiria doar nossos sistemas às pessoas que não poderiam pagar, proporcionando a elas maior soberania. Já aquelas pessoas que mais exploram o recurso, poderiam reduzir consideravelmente a pressão sobre os mananciais, ao mesmo tempo em que teriam economia na conta de água e menor dependência da concessionária de água ou de seus condomínios no seu consumo. As ecofossas e sistemas de reúso, são capazes de reduzir o risco de contaminação das pessoas, dos ecossistemas naturais, rios e consequentemente, do litoral.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Os oceanos são o verdadeiro pulmão do mundo. Preservá-los deve ser uma prioridade para a humanidade. É importante que a população mundial compreenda que todas as nossas ações causam impacto aos oceanos e são impactadas por eles. Manter nossos rios vivos, fortes e fornecendo aporte adequado de sais minerais e sedimentos às praias, favorece não só a manutenção do ecossistema litorâneo, mas a integridade das praias, evitando sua erosão.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 6: Água limpa e saneamento
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Ciclar"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Gabriela Gehlen Leite a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario