Microplástico: o problema da atualidade

A presença de microplásticos (MPs) nos oceanos é oriundo de resíduos plásticos que se degradam em fragmentos ou em produtos do dia-a-dia que através do sistema de esgotos são transportados para os oceanos. Animais filtradores, como os moluscos bivalves, alimentam-se de partículas suspensas na coluna d’água e de maneira direta ou acidental ingerem os MPs suspensos na água. Durante o processo de beneficiamento de bivalves para a comercialização, parte destes animais são submetidos a depuração, que consiste na filtração de água limpa dos bivalves visando a auto limpeza de contaminantes para sua purificação. Assim, para diminuir a presença de MPs em bivalves, pretende-se desenvolver um sistema de limpeza (depuração) de baixo custo para coletores e cultivadores artesanais. Para isto, será estruturado um sistema com filtros de areia e carvão ativado em baldes de alumínio que disponibilizará uma tecnologia de beneficiamento para comunidades tradicionais e artesanais da América Latina.
Problema que resuelve su propuesta
O plástico é um dos principais poluentes da atualidade e mais utilizado no dia a dia da população. Entretanto, o consumo desenfreado deixa uma pegada na história do planeta, sendo um indicador geológico do antropoceno. Esta pegada afeta principalmente animais filtradores, como os moluscos bivalves, visto que água de qualidade é importante para o crescimento e cultivo. Decorrente a isto, pretende-se minimizar a dificuldade de tratamento das águas residuais de origem antropogênica presentes na América Latina, pela elaboração de um sistema de depuração de MPs de baixo custo e utilização in situ (bancos naturais e sistemas de cultivos de bivalves) para possibilitar a limpeza da água frente às ocorrências de MPs. Para isto, a proposta tem como objetivo compartilhar uma tecnologia de baixo custo e fácil construção para os extrativistas e cultivadores de bivalves para independência em replicar os sistemas de depuração de MPs com poucas alterações e resíduos ambientais.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Para beneficiar comunidades de extrativistas e cultivadores artesanais de bivalves do litoral do Paraná, Sul do Brasil o intuito de desenvolver um sistema tecnológico de baixo custo e em pequena escala será para compartilhar o conhecimento relacionado ao sistema de depuração de MPs em seis comunidades artesanais dos dois sistemas estuarinos (Baía de Guaratuba e Complexo Estuarino de Paranaguá) no litoral do Paraná. Ao utilizar este sistema in situ aos bancos naturais e sistemas de cultivos, possibilitará e beneficiará os bivalves que serão comercializados e diminuir os resíduos ambientais, agregando valor de comercialização do produto vendido e consequentemente possibilitar aumento na renda das comunidades. Somado a isso, extrativistas e cultivadores teriam independência para replicar os sistemas de depuração de MPs, visto que os materiais para a construção desses sistemas são de fácil acesso nos estabelecimentos locais e apresentam baixo custo de comercialização.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Cursar biologia não é apenas um diploma, é aprender a olhar a natureza que nos cerca como uma riqueza e, consequentemente, pensar incessantemente em atitudes e conhecimentos que possam ser levados às pessoas do convívio diário que as façam mudar sua percepção com relação a natureza e suas pegadas, a não apenas olhar, mas enxergar a natureza. Pensar em grandes ações e pesquisas que envolvam toda a sociedade e a faça valorizar e cuidar do que ainda temos, torna-se, a longo prazo, um objetivo a ser alcançado. Para isso, se envolver em questões relacionadas aos oceanos e ao meio ambiente é a direção para iniciar a mudança na percepção e atitudes da comunidade perante todos os seres vivos e seus ecossistemas.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 14: A vida sob a água

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Microplástico: o problema da atualidade"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Anelise a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Os atores envolvidos no projeto possuem parcerias com outras IES e pescadores locais que podem contribuir com seus conhecimentos e experiências para a execução e solidificação do projeto. O investimento financeiro necessário será através do prêmio em dinheiro que o "Comprometidos com os Oceanos e o Meio Ambiente" entregará.
Responder
Reportar
hace 2 años
Exelente ideia. O ideal seria solidificar a ideia, saber qual seria o investimento para executá-la; e quais atores os ajudariam na gestão.
Responder
Reportar
hace 2 años