Ecovila urbana

Sabe-se que muitas das formas de poluição se originam nas cidades ou são promovidas para que abastecer os centros urbanos de suas necessidades, essas entretanto baseadas no consumismo desenfreado e descartável. Além da poluição que se acumula nesses locais, é possível observar como outros ecossistemas são atingidos paralelamente, como os oceanos e o próprio ar, através dos plásticos, produtos químicos, pesticidas, gases e partículas empregados pelo ser humano em seus processos industriais e agrícolas diários. Com o propósito de rever a base dessa relação atual entre o ser humano e a natureza, se encontra dentro das ecovilas um espaço onde a regeneração do meio ambiente e o reencontro com as reais necessidades das pessoas procuram o equilíbrio e apresentam como resultado o aumento da felicidade dos habitantes e a criação de uma forma mais saudável de se relacionar com o meio ambiente.
Problema que resuelve su propuesta
O sistema em que vivemos é insustentável pois se baseia em energias finitas e na capitalização do máximo de recursos, sejam materiais ou das informações, promovendo desigualdades e o desmantelamento de ecossistemas. Em busca de ferramentas para lidar com a crise ambiental decorrente desse sistema, tendemos a buscar soluções para a poluição que é gerada, mas raramente investigamos as origens e como fazer diferente para evitar esses poluentes. Dentro dos espaços das ecovilas, encontramos comunidades dispostas a repensar suas formas de consumir, produzir e aplicar a diversa gama de tecnologias atuais com o propósito de regenerar a natureza e criar conexões com outras pessoas. Para além dos limites territoriais da ecovila, se busca a relação com outros movimentos que possuam ideologia similar, a autossuficiência com o cuidado com o meio ambiente e a divisão do excedente com o outro, seja de forma material ou de conhecimento.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Ao se basear nos princípios da permacultura, se projeta a construção de uma comunidade baseada no respeito e igualdade entre pessoas e natureza. A revisão das práticas promovidas por nossa sociedade atual, a redução do consumo de produtos prejudiciais ao meio ambiente e a construção de uma nova forma de se consumir aliada aos benefícios que a natureza traz são a base. Redução do uso de plásticos, pesticidas, produtos descartáveis, de fontes energéticas finitas e poluidoras, além da construção de uma comunidade respeitosa que incentive outros empreendimentos que carreguem os mesmos ideais são alguns resultados observados.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
A preocupação com o meio ambiente vem desde minha infância, influenciada pelos meus pais, até às práticas que carrego no meu dia a dia atualmente e que se seguiu como uma vocação para profissão através da Engenharia Ambiental. A gente só tenta acreditar que sempre pode fazer um pouco mais para ajudar o planeta e principalmente as pessoas que vivem aqui.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Ecovila urbana"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Jasmin a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario