Paulo Freire e a efetivação das ODS

Acreditamos na educação como um pilar de transformação de mundo e relacionando a pedagogia de Paulo Freire com a efetivação das ODS, nossa proposta têm como foco a educação ambiental, trabalhando alguns conceitos e aproximando cada vez mais a população dos saberes ditos científicos, permitindo ao cidadão compreender-se como parte do todo. O foco é o Rio São João, um dos principais cursos d ' água do Estado do Rio de Janeiro e os moradores que moram às margens do Rio, em bairros abandonados pelo poder público. Propomos diálogos, intervenções artísticas, entre outros, voltadas para a conscientização ambiental em locais específicos de despejo de esgoto, amontoados de lixo por falta de coleta regular, poluições aliadas a defensivos agrícolas e agentes químicos que são utilizados para tornar a água potável. "Enxergar o mundo com consciência crítica, liberta. Nossa ideia não é levar informação que entra pelos olhos, é trazer à tona a consciência que transforma o olhar."
Problema que resuelve su propuesta
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra" (FREIRE,1988) Nossa proposta atua diretamente na reflexão diária de um grupo social abandonado, esquecido. Com informação de qualidade e arte, nossa proposta pretende incentivar a consciência crítica, ambiental e política que os cerca, que os oprime e que os esquece. Acreditamos na possibilidade de um futuro mais próspero e consciente para aquela região a partir da ação proposta, e será só o começo, até porque "briga tem hora para acabar, luta é para a vida inteira."
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
A educação ambiental permite repensar práticas sociais. Através da conscientização da população será possível reduzir os danos causados à comunidade que pesca e consome alimentos do rio, além de trazer uma melhor qualidade de vida e entendimento sobre os principais assuntos que cercam a região que chamam a atenção principalmente por suas paisagens como o rio e o mar e estão constantemente recebendo turistas de diversos locais que também precisam conhecer, respeitar e preservar o espaço. O rio São João carrega diversos marcos históricos importantes, serviu de rota para os índios tamoios, em 1832 foi rota da expedição guiada por Charles Darwin, entre outros. Barra de São João e seu entorno possuem relevâncias na biodiversidade que precisam ser faladas e divulgadas cada vez mais, a cidade do poeta Casimiro de Abreu hoje conta com uma triste história de abandono e degradação do rio que além de cartão postal, ainda é a principal fonte de renda para algumas famílias.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Entendemos os recursos naturais como limitados e dependentes do cuidado e de seu uso racional. Somos jovens moradores da região dos lagos -RJ comprometidos em disseminar educação ambiental e social de qualidade para a população que convive diariamente com impactos ambientais causados de maneira antrópica. Moramos em uma região que precisa ser valorizada, pois é berço de diversas espécies aquáticas e terrestres, como por exemplo a Piabanha que quase já foi extinta, o Robalo e o nosso querido Mico Leão Dourado. Acreditamos que uma educação de qualidade tem o potencial de mudar uma sociedade, nosso interesse é contínuo na preservação ambiental, propagação de informação de qualidade e respeito ao próximo. Somos parte de um tudo, sem os rios, mares, a natureza e o meio ambiente não seria possível nossa existência.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 14: A vida sob a água
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Paulo Freire e a efetivação das ODS"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Isabele Mendes a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Que projeto importante e necessário para nossa região. Em um momento de tantos ataques a ciência e a pesquisa nesse país, iniciativas como essa são plausíveis e devem contar com o apoio de todos nós! Parabéns pelo projeto e sucesso!
Responder
Reportar
hace 2 años
Boa! Sucesso no projeto
Responder
Reportar
hace 2 años
Sucesso!!?
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto lindo. E muito positivo para nosso país.
Responder
Reportar
hace 2 años
São pouquissimas pessoas que se interressam por essa causa tão importante pra nossa vida.Eu apoio e acredito que se essa pequena parcela de pessoas mudarem suas atitudes já irá fazer grande diferença.A nossa natureza merece respeito.Gostei demais da proposta!
Responder
Reportar
hace 2 años
Proposta boa demais, nossa cidade precisa.
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto incrível. Salvem nossas águas!!!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Proposta extremamente necessária!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Incrível esse projeto,cuidar do ambiente é importante para nós mesmo,incrivel,importante falar sobre …
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto muito interessante e necessário! Parabéns pela iniciativa ?
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns pelo projeto!! Ótimas iniciativas, realmente o nosso município precisa muito de projetos como esse!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto fundamental!!!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Proposta maravilhosa que dá visibilidade a uma problemática não só da nossa região, mas de muitas outras! Parabéns pela iniciativa Isabelle!
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns pela iniciativa!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto lindo proposto por pessoas incríveis!! ❤️? Torcendo muito pela aprovação!!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto maravilhoso!!! Medidas super necessárias!! Meu total apoio!! ❤
Responder
Reportar
hace 2 años
Essencial!!! Excelente projeto. ?❤️
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto lindo.. Parabéns!! ❤️
Responder
Reportar
hace 2 años
Excelente!
Responder
Reportar
hace 2 años
Excelente! Tem meu apoio.
Responder
Reportar
hace 2 años
Excelente proposta. Nossa região precisa!
Responder
Reportar
hace 2 años