Vida Marinha Sem Plástico
- Problem solved by your proposal
- Os oceanos estão gravemente poluídos por plásticos, que causam a morte de animais marinhas – tartarugas, baleias, aves, etc. -, contaminam a cadeia alimentar e afetam a saúde humana com microplásticos. Esse problema é global e sua dimensão é tão grande que, por ele e outros, a Unesco criou a Década dos Oceanos. As causas são complexas, como a expansão da indústria petroquímica e do consumismo, a eliminação dos vasilhames reutilizáveis, a omissão dos governos à crise anunciada, a negligência e baixo compromisso ambiental das corporações que fabricam, usam e comercializam embalagens descartáveis, a mentira de que a reciclagem é a solução salvadora, o green watching da construção de imagem empresarial limpa e a panaceia de que mudanças individuais e iniciativas pontuais vão dar conta dos milhões de toneladas geradas anualmente. Precisamos ir nas causas, não nas consequências. Novas e necessárias leis restritivas estão surgindo, como na Europa, e devemos seguir esse exemplo.
- What positive impact would/does your idea have on your community? Specific environmental or social improvements
- Considerando minha comunidade os jovens que como eu integram o Instituto Curicaca, junto com meus amigos e meus colegas universitários preocupados com o meio ambiente ou sensíveis ao tema, a iniciativa traria um sentido prático para canalizarmos nossas preocupações com o futuro do Planeta. Estaríamos agindo diretamente nas causas e experimentando desafios sociopolíticos complexos. Se conseguirmos mudanças das leis nos municípios onde nossa ONG atua, o impacto será ainda mais direto. Imaginem os estabelecimentos de alimentação e os comércios da região do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, ou dos Parques Estaduais do Turvo e de Itapeva substituindo os produtos plástico descartável por opções de papel, bambu, polímeros de celulose e reduzindo significativamente à poluição das praias, balneários, rios e mares causada por turistas e veranistas? E se isso for maior ainda e beneficiar toda a sociedade brasileira ou do Rio Grande do Sul e as Unidades de Conservação do país?
- Why are you interested in taking part in environment and ocean-related matters?
- Desde criança meus pais me propiciaram nadar e brincar no mar, observar baleias e aves, pequenos caranguejos e anêmonas nas pedras, e isso me sensibilizou pelos oceanos. Sou lembrada constantemente de que foi deixado a nós o cargo de “geração do futuro”, os jovens que tomariam ações inovadoras promovendo a mudança que a sociedade precisa para podermos viver em um mundo sustentável e mais saudável. Acredito que agora, mais do que nunca, precisamos colocar esse conceito em prática. Não só porque é visível que os problemas gerados pelo ser humano no meio ambiente começaram a afetar a ele mesmo, mas porque estamos há anos devastando ecossistemas que abrigam os outros seres com quem dividimos o Planeta. Envolver-se com a questão dos oceanos e o meio ambiente não é só uma escapatória para sobrevivermos, mas também uma forma de nos reconciliarmos com as milhares de vidas que afetamos durante séculos de exploração desenfreada e gananciosa da natureza por muitas pessoas e empresas.
- SDG most related to the proposal
- ODS 12: Consumo responsável e produção
Image gallery
Do you think this idea
is positive for the world?
Support idea
Give your support to "Vida Marinha Sem Plástico"
Do you think this idea
is positive for the world?
Support idea
Give your support to "Vida Marinha Sem Plástico"
Collaborate