Projeto Kayrú: Educação Ambiental e UCs

O Projeto Kayrú visa complementar a formação em Educação Ambiental dos estudantes e professores da Rede Pública de Ensino, com enfoque nas Unidades de Conservação e sua importância para a biodiversidade e sociedade. Para isso, o conteúdo é dividido em módulos, sendo eles: o que são UCs, serviços ecossistêmicos, UC’s nacionais e estaduais, UCs locais e visitando uma UC. O projeto é aplicado na cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, em uma região de Área de Preservação Ambiental, mas também, vem atuando em parceria com escolas da Prefeitura do Rio Janeiro, diante da possibilidade do ensino remoto. A aplicação é dividida em duas frentes: uma que atua na formação dos professores e outra na formação dos alunos; cada uma desenvolve a metodologia mais adequada a seu público. O objetivo da formação dos professores é promover além da educação ambiental com os adultos, a possibilidade da continuidade da discussão do assunto pelos próprios professores em sala de aula.
Problem solved by your proposal
Diante da degradação ambiental e do distanciamento da sociedade civil dos conceitos e bases das Áreas Protegidas, muito gerado pela defasagem do ensino voltado para a Educação Ambiental como pauta permanente na educação brasileira. O projeto visa reaver essa aproximação através da educação infantil, de jovens e adultos como forma de minimizar o problema. A degradação ambiental e a perda de biodiversidade afeta toda a vida no planeta e gera diversas problemáticas para o meio ambiente e para a vida humana. Atualmente as políticas que melhor dialogam com o tema é o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que delimita as ações e formatos das Unidades de Conservação (UC) e a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), porém essa não se faz presente a nível nacional. É de suma importância a existência de projetos que complementam essas políticas e dialoguem com o problema, tendo em vista que as UC’s se apresentam como uma ferramenta de diálogo entre a sociedade e a natureza.
What positive impact would/does your idea have on your community? Specific environmental or social improvements
Enquanto um projeto de extensão universitária composto por jovens estudantes do Ensino Superior de diferentes cursos das Ciências da Natureza, o Projeto Kayrú funciona como uma ponte entre a população alvo - alunos e professores do Ensino Básico - e as Universidades Públicas. Ao mesmo tempo que realça a importância das Unidades de Conservação e dos povos indígenas dos municípios onde o projeto é aplicado, também valoriza o diálogo com a população, que, a partir da conexão de saberes e do princípio de “conhecer para conservar”, é incentivada a exercer protagonismo no cenário ambiental atual e se relacionar de forma equilibrada com o meio ambiente. O engajamento social em torno de Unidades de Conservação é, pois, uma excelente ferramenta para a consolidação de uma sociedade mais justa, igual e sustentável, ampliando a colaboração de todos por meio de ações educativas que priorizam a consciência crítica coletiva e a visão de que os seres humanos são parte da Natureza.
Why are you interested in taking part in environment and ocean-related matters?
O fortalecimento do conhecimento, do uso e da gestão das Unidades de Conservação está intimamente ligado à gestão e manutenção da qualidade dos recursos hídricos no Brasil, que implicam diretamente no direito de todos à água, promovendo o bem estar dos seres humanos e dos demais seres vivos, considerando o equilíbrio dos ecossistemas. Frente ao agravamento dos problemas ambientais globais que têm impactado os recursos hídricos, áreas protegidas e suas populações, faz-se necessária a mobilização de esforços para combatê-los. Logo, o Projeto Kayrú tem o interesse de abordar a questão dos oceanos e meio ambiente a partir de uma perspectiva que dê voz às pautas indígenas, articulando os diferentes setores sociais com a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, sobretudo na Década do Oceano, consolidando-se enquanto uma iniciativa que ajude no enfrentamento dos problemas socioambientais.
SDG most related to the proposal
ODS 4: Educação de qualidade
Image gallery

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "Projeto Kayrú: Educação Ambiental e UCs"

Collaborate

Sign up or sign in to help Aline Goncalves improve his proposal

Sign up or sign in to comment this proposal

Sign up or sign in to report this comment

Muito bom!!!
Answer
Report
2 years ago
Que projeto incrível! Parabéns a todos pela iniciativa e que possa alcançar a formação de muitas pessoas
Answer
Report
2 years ago
Projeto maravilhoso e muito necessário.
Answer
Report
2 years ago
Projeto incrível!!
Answer
Report
2 years ago
Projeto importantíssimo!!!
Answer
Report
2 years ago
Projeto incrível, que transforma e gera impacto na formação de cidadãos!!!!!
Answer
Report
2 years ago
Projeto incrível e super essencial ??
Answer
Report
2 years ago
Essencial!!
Answer
Report
2 years ago
Projeto maravilhoso e com potencial gigante!
Answer
Report
2 years ago
Excelente projeto para informação e transformação de novos cidadãos envolvidos com respeito e preservação do meio ambiente.
Answer
Report
2 years ago
Projeto maravilhoso e super necessário. O trabalho de base é a transformação para nossa sociedade
Answer
Report
2 years ago
realmente é um projeto incrível!!!!!!
Answer
Report
2 years ago
Projeto mais lindo que conheço!!
Answer
Report
2 years ago
Projeto maravilhoso sou completamente apaixonada
Answer
Report
2 years ago