Qualidade do ar através de bromélias e sapos

O objetivo dessa proposta é investigar a qualidade do ar a partir dos níveis de exposição, principais carreadores e potenciais danos da contaminação por metais em bromélias e anfíbios bromelígenas. Bromélias com tanque acumulam água da chuva e este microambiente é utilizado por anfíbios para reprodução. Além disso, esses tanques também acumulam poluentes presentes na atmosfera, que por consequência podem negativamente afetar ambos. A área de estudo corresponde a região costeira do Espírito Santo, estado brasileiro situado na principal região industrial do país e onde a principal commoditie é o minério de ferro. O carácter inovador desta proposta inclui o monitoramento da qualidade do ar e avaliar os efeitos da contaminação e danos provocados por metais suspenso no ar sobre a relação ecológica estreita mantida entre planta-animal. Trata-se de um estudo pioneiro no que se refere a relação ecológica vs. contaminação, com pilotos bem estabelecidos e resultados preliminares.
Problema que resuelve su propuesta
Entre os principais agentes responsáveis pelas mudanças climáticas de origem antrópica estão os metais que, embora tenham origem natural na composição de rochas, acabam tornando-se contaminantes através da queima de combustíveis fósseis, mineração, resíduos municipais e agrotóxicos. A toxicidade de metais sob seres humanos, fauna e flora pode causar danos como: menores taxas de crescimento e reprodução, imunotoxicidade, genotoxicidade, carcinogenicidade, malformações e morte. Os resultados do biomonitoramento proposto promove um melhor delineamento do cenário ambiental atual de contaminação no Espírito Santo, sudeste do Brasil, e é capaz de nortear a criação de políticas públicas, gestões ambientais mais efetivas além de ampliar biomonitoramentos locais e regionais funcionais. Ainda, é capaz de gerar informações científicas economicamente aplicáveis a curto prazo e com potencial para incorporar medidas que busquem responder as premissas da ODS 15 estipulada pela ONU.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
A investigação pode reiterar os grupos de estudo como ferramentas bioindicadoras de qualidade ambiental, isto é, por serem mais sensíveis ocupam a “linha de frente” e servem de alerta para a exposição atual e futura de metais e seus impactos a comunidade humana. Sendo assim, biomonitoramentos e medidas de conservação sobre estes grupos, trazem reflexos positivos ao meio ambiente local e, consequentemente, a sociedade a longo prazo. No que se refere aos componentes abióticos, entender a qualidade atmosférica e pluvial em relação a contaminação por metais na região costeira de um importante Estado brasileiro por si só já seria um benefício a comunidade. Por trazer a tona o real cenário de contaminação, os dados podem nortear políticas para mitigação da contaminação em curto, médio e longo prazo. Há também o potencial de que o protocolo seguido para a aplicação desta pesquisa possa ser replicado em outras regiões e para outros grupos, tornando-se um modelo efetivo.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
A equipe faz parte do Projeto Bromeligenous que, desde 2012, une pesquisadores, educadores e ambientalistas que desenvolvem pesquisas científicas para desvendar o peculiar microuniverso existente no interior das plantas bromélias e seus habitantes. Promovemos feiras, palestras, exposições, mídias sociais e distribuição de material educativo para sensibilizar e predispor as pessoas à mudança de atitude em prol da vida. A proposta apresentada aqui é mais uma de nossas linhas de pesquisa e agrega não só nossa rede colaborativa, mas também preenche lacunas científicas acerca do tema uma vez que usar a relação ecológica dependente de anfíbios com bromélias como bioindicadora é uma ideia pioneira mundialmente. Ainda, reconhecemos que os resultados advindos desta investigação têm grande potencial de nortear políticas públicas e medidas de mitigação no estado em que vivemos, ou seja, podemos trazer e fazer alguma diferença para a conservação local e, quem sabe, ampliar essa atitude.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 15: A vida em terra
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Qualidade do ar através de bromélias e sapos"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Juliana a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Olá, Juliana! Como vai? Espero que esteja bem! Foi super interessante conhecer a proposta do seu projeto e saber que ela já está em curso com seu grupo ativo de pesquisadores. Ela realmente parece poder gerar frutos muito bons em diversos âmbitos. Gostaria de deixar uma sugestão para vocês, em relação à divulgação científica: além de continuarem desenvolvendo o estudo específico que já está em curso, o que acham de abrir espaço para a comunidade local ter acesso às descobertas dos estudos e jovens em idade escolar se engajarem de forma prática no projeto? Uma possibilidade para aproximar o público em geral da ciência e também fomentar educação ambiental. Boa sorte com o projeto!
Responder
Reportar
hace 2 años
Olá, Midria! Agradeço o apoio e também sua sugestão! Nosso grupo de pesquisadores trabalha fortemente com a educação ambiental no que desrespeito a sensibilização envolvendo os anfíbios, uma vez que são animais que muitas pessoas têm medo, nojo ou carregam muitos mitos que tentamos esclarecer. Informamos sobre a importância ambiental e benefícios ao ser humano que conservar anfíbios e o meio no qual estão inseridos envolvem. Essas ações de educação ambiental ocorrem através de mídias sociais, palestras, intervenções em locais públicos como praças, museu de biologia, feiras livres e também em escolas públicas e particulares, além de visitas a moradores nativos do entorno de reservas em nossa região com os quais desenvolvemos um engajamento muito interessante através, por exemplo, de programas de ciência cidadã. Dito isso, creio que temos meios e uma equipe com uma experiência satisfatória para que consigamos colocar sua sugestão em prática com sucesso!
Responder
Reportar
hace 2 años
Super necessário!!!! Adorei que aliaram a proposta aos ODS. Deveria ser obrigatório que tudo que fizéssemos estivesse atrelado a algum deles né? Parabéns!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Com certeza uma proposta inovadora e em um sistema tão peculiar merece total apoio!
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito bacana
Responder
Reportar
hace 2 años
Pesquisa super interessante e de enorme urgência!!
Responder
Reportar
hace 2 años
bacana demais
Responder
Reportar
hace 2 años