Cosméticos Sustentáveis

Marca de cosméticos naturais e artesanais produzidos através da valorização e estudo dos conhecimentos tradicionais das comunidades do Vale do Ribeira utilizando matérias-primas da região e produtos de base (como ceras, manteigas e óleos vegetais) advindos dos pequenos produtores e cooperativas locais que sejam 100% naturais e puros, não poluentes, sustentáveis, orgânicos e biodegradáveis. As embalagens utilizadas serão sustentáveis podendo ser compostadas ou serão biodegradáveis. A ideia é que a marca proporcione o fortalecimento da economia e cadeia produtiva local, além de servir como forma de disseminação do conhecimento tradicional e da importância dos povos locais para a conservação, bem como promover visibilidade para as comunidades caiçaras. E através do crescimento da marca formar uma cooperativa afim de proporcionar renda e empoderamento para as mulheres das comunidades tradicionais caiçaras; além de produzir vídeos e panfletos informativos sobre questões ambientais e sociais
Problema que resuelve su propuesta
Os cosméticos naturais e artesanais sendo produzidos nessa região envolvem o conhecimento dos povos tradicionais e produtos primários advindos de produtores locais, afetam uma cadeia comercial sustentável que enfrenta e resiste a opressão e desapropriação cultural das grandes empresas poluidoras dos oceanos e meio ambiente, que por diversas vezes, essas, fomentam uma produção excessiva e exploratória de recursos naturais e mão-de-obra do trabalhador. A poluição causada pelo consumo de cosméticos convencionais, que muitas vezes possuem componentes tóxicos e agressivos e contam com embalagens plásticas, geradoras de lixo e poluentes, afetam o ecossistema marinho e consequentemente a vida dos caiçaras que dependem da saúde e do equilíbrio de toda a cadeia ecológica que envolve o meio ambiente terrestre e marinho. A marca, conseguiria difundir a ideia de sustentabilidade, valorização do conhecimento tradicional e importância de consumo consciente para diversas regiões e diferentes atores
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Os cosméticos naturais são uma ótima opção para criar uma rede de disseminação e valorização de conhecimento tradicional sobre plantas medicinais da região e de fomento de renda para as comunidades que produzem os produtos primários usados como base na produção dos cosméticos, podendo a marca, se tornar uma cooperativa para a geração de renda direta e empoderamento das mulheres dessas comunidades, fornecendo um maior sentimento de pertencimento local como forma de resistência das comunidades tradicionais frente às problemáticas sociais e ambientais que atingem a região e aos poucos diminui a riqueza dos povos tradicionais que lutam para se manter. Sendo 100% naturais, não agridem o meio ambiente e os oceanos, sendo também resistência direta contra as grandes empresas de beleza e estética que poluem e degradam através de suas fórmulas e embalagens, e de todas as consequências sociais da globalização que essas agravam.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Desde minha infância tenho uma ligação especial com os oceanos e meio ambiente, sendo esse o motivo de eu ter me formado bióloga, onde já no 1º ano eu segui a área da conservação. No início da faculdade, me encantei pela sociobiodiversidade e me encontrei pessoal e profissionalmente nas comunidades tradicionais caiçaras, onde tive o privilégio de trabalhar e morar, tendo contato direto com essa rica cultura e modo de vida interdependente com a natureza e, principalmente, com os oceanos - objeto do meu estágio final de graduação e também de meu atual emprego: trabalho na Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul. Criei em 2018 a marca de cosméticos naturais e artesanais Guida Margarida, pois percebi em campo, como a poluição marinha/ambiental é agravada pelas grandes empresas e pelo uso de cosméticos convencionais poluidores que afetam a vida e todo o ecossistema marinho e terrestre e, consequentemente, a vida e produção daqueles que dependem dos recursos naturais.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 12: Consumo responsável e produção
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Cosméticos Sustentáveis"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Victoria a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Olá, Victoria! Como vai? Espero que você esteja bem. Foi muito interessante conhecer sua ideia e saber que ela já está em prática! Como sugestão para aprimorar seu projeto eu deixaria uma principal relacionada a como ele pode empoderar outras pessoas da sua comunidade e trazer consciência em relação às pautas ambientais de modo mais sistêmico. Mudar nossos hábitos de consumo é uma urgência e talvez seu projeto possa de forma inspiracional desencadear outras reflexões e mudanças ainda maiores! Pense um pouco sobre isso :) Boa sorte!
Responder
Reportar
hace 2 años
Oi Midria! Espero que esteja bem também. Agradeço a dica. A ideia do projeto é justamente trazer essas outras reflexões e empoderamento para as comunidades. Muito obrigada!
Responder
Reportar
hace 2 años