Co-labore Comunidade: Resíduo no Local Certo

Nossa proposta é ambientada na Capital Federal do Brasil, Brasília, que serve como espelho para todo o país, e visa a conscientização e compartilhamento de responsabilidades e trabalho entre os entes geradores, seja empresa ou cidadãos comuns, para que os resíduos cheguem aos locais corretos. Consiste em projetos logísticos que visam a conexão entre cooperativas de reciclagem, grandes geradores e a população em geral, a fim de cumprir a chamada Política Nacional de Resíduos Sólidos. A destinação correta desses resíduos, além de gerar renda, educação e tecnologia, ainda evita a contaminação do meio ambiente. É necessário manter o meio ambiente saudável pois sua degradação é nociva para todo o ecossistema, adoecendo plantas, animais e seres humanos, sendo assim uma questão de saúde pública.
Problema que resuelve su propuesta
O problema que nossa proposta resolve é o descarte incorreto de resíduos. São afetados diretamente toda a população local do Distrito Federal, que lida com resíduos no lago e em parques, bem como os catadores das cooperativas. Tem como consequências a contaminação das águas, solo e atmosfera, que geram impactos ambientais negativos, como doenças nos seres vivos. Pelo viés econômico, tanto o descarte incorreto quanto o baixo nível de utilização de capacidade instalada das infraestruturas de serviços de reciclagem incorrem em externalidades negativas, dado o uso não ótimo dos recursos já extraídos da natureza e os impactos na saúde pública. As causas consistem na má gestão da coleta e falta de conscientização das pessoas.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Os impactos positivos são: Geração de emprego e renda; Fomento à pesquisa e desenvolvimento; Engajamento da comunidade; Melhorias na saúde pública; Redução do volume de lixo descartado incorretamente.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
É a nossa casa comum, geradora de matérias primas e essencial à sobrevivência de todos os seres vivos. Todos ganham quando o meio ambiente ganha.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 12: Consumo responsável e produção

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Co-labore Comunidade: Resíduo no Local Certo"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a DA CRUZ SILVA Engenharia a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Olá, Amanda! Como vai? Espero que esteja bem! Muito interessante conhecer sua proposta e perceber suas potências de concretização. Seu projeto me parece bastante factível e importante, com possibilidade de atuação com redes já existentes como as mencionadas. Deixaria como sugestão, pensar mais a fundo quais são essas redes que podem abrir caminhos para concretização do projeto. Além de entender o modelo de negócio, dado o formato de empresa com fins lucrativos: ela prestaria serviços ao Estado? Ou seria um serviço a ser contratado pela própria população? A via do Estado parece fazer um pouco mais de sentido! Um ponto de estudo pode ser quais são os caminhos que levariam à contratos governamentais para vender a ideia. Começar com Brasília é mesmo uma boa ideia ou talvez outra cidade menor da região abra as portas mais facilmente? Boa sorte com a ideia!
Responder
Reportar
hace 2 años