Bye-catch! Pelo fim da captura acidental

A captura acidental de espécies não-alvo da pesca comercial (bycatch) é uma das maiores ameaças à biodiversidade marinha. Estima-se que cerca de 40% de toda pesca mundial é representada pelas capturas acidentais, sendo esta a principal causa de morte de espécies criticamente ameaçadas. Esta problemática afeta também as pessoas envolvidas diretamente com a pesca como forma de sustento, que perdem material e muitas vezes não sabem o que fazer para evitar o problema. Visamos realizar um trabalho de escuta ativa com os pescadores para a criação de um Catálogo de Boas Práticas da Pesca Artesanal a partir da linguagem e do ponto de vista das comunidades envolvidas, desenvolvendo ainda atividades de sensibilização com as crianças e oferecendo capacitação aos professores a respeito do tema. Também iremos elaborar uma proposta técnica e participativa de monitoramento de capturas acidentais e recomendações sobre a pesca industrial, a fim de facilitar a criação de ações governamentais efetivas.
Problema que resuelve su propuesta
Os prejuízos e consequências da captura acidental englobam perda de material, redução na eficiência de captura e diminuição dos recursos pesqueiros. A perda da biodiversidade impacta a degradação ambiental e a resiliência dos ecossistemas contribuindo com a proximidade de cenários de extinção. Há particularidades relacionadas a cada modalidade de pesca e a situação socioeconômica das comunidades envolvidas, sendo fundamental o enfoque contexto-dependente para a busca de soluções. Já as causas não são de fácil determinação, destaca-se a falta de planejamento espacial marinho e de ações horizontais construídas de forma participativa e no Brasil, a ausência de dados de base reforça o distanciamento de práticas eficientes. Para a redução da ocorrência das capturas acidentais, ações como as aqui propostas são fundamentais e um importante passo para reduzir a espiral da degradação ambiental e da vulnerabilidade social.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Através da participação ativa das comunidades diretamente envolvidas, soluções mais assertivas serão criadas em conjunto, de forma a beneficiar tanto a biodiversidade marinha quanto a população. O trabalho articulado com a comunidade pesqueira, crianças e professores permitirá a compreensão da temática sob diferentes óticas, gerando subsídio fundamental para a adoção de medidas efetivas no combate da captura acidental. As melhorias sociais serão alcançadas através da ciência-cidadã, gerando visibilidade e empoderamento da comunidade pesqueira e os capacitando como agentes transformadores. Já as ambientais ocorrerão através de ações específicas, como o teste de alternativas de baixo custo para redução da captura acidental criadas coletivamente com os pescadores. As ações de sensibilização educativas com as crianças resultam em melhorias tanto sociais quanto ambientais e a capacitação dos profissionais da educação oferecida é essencial para permitir a continuidade das ações.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Somos a Livre Associação de Mulheres pelo Mar (LAMMAR), um grupo de jovens mulheres unidas pela conservação do oceano. Cinco biólogas conservacionistas que atuam na pesquisa, educação ambiental e divulgação científica em projetos de conservação da biodiversidade no litoral brasileiro. Conectadas pela temática da captura acidental, nossa motivação vem da vontade de contribuirmos de maneira efetiva para a mudança do atual cenário de ameaças ao oceano e ao meio ambiente. Acreditamos que a união de mulheres movidas por um ideal em comum têm o potencial de transmutar realidades e buscamos somar esforços a partir de múltiplos conhecimentos, experiências e vivências.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 14: A vida sob a água
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Bye-catch! Pelo fim da captura acidental"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Julia a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Não tinha conhecimento do assunto mas achei extremamente interessante e também muito importante de se falar mais sobre ele!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Sim . Sem dúvidas. A natureza deve ser preservada pelo nosso próprio bem.
Responder
Reportar
hace 2 años
Excelente proposta! De extrema importância levar o debate de uma maneira que a população entenda e participe de forma ativa.
Responder
Reportar
hace 2 años