Sítio Candeia Agroflorestal

Nossa proposta é reflorestar uma área de 22 hectares utilizando a tecnologia produtiva de Sistema Agroflorestal Sucessional Biodiverso, integrando o cultivo de ampla diversidade de árvores nativas com frutíferas e culturas anuais. A primeira etapa do projeto será agroflorestar cerca de 3 ha e construir uma cadeia agroalimentar baseada na agroecologia e economia solidária. Nossa metodologia incluirá uso de máquinas agrícolas para preparo do solo, mutirões que envolvam a comunidade, uso de mudas e sementes compradas, coletadas e produzidas no sítio. Este será um projeto piloto para fundamentar e estruturar o empreendimento, onde tudo será sistematizado afim de construir uma unidade de referência possibilitando sua replicação para a propriedade e para a comunidade.
Problema que resuelve su propuesta
O sítio está localizado em área de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica e área de recarga do Aquífero Guarani, sendo de alta importância ecológica e vulnerabilidade ambiental. O agronegócio através do uso insustentável dos agroecossistemas promove a degradação dos recursos terrestres e aquáticos, o êxodo rural e a distribuição desigual de terra e alimentos. O resultado vem sendo a ampla perda de biodiversidade, acentuação da crise hídrica e das mudanças climáticas, contaminação e degradação do Aquífero Guarani e a desertificação dos solos. Se esse modelo predatório continuar sendo hegemônico para a produção de alimentos, nossos recursos naturais vão se esgotar e a crise socioeconômica, ecológica e cultural se agravará.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Nossa proposta tem como principal objetivo a construção de um modelo produtivo baseado no cultivo de uma grande variedade de espécies onde as relações sociais, culturais e ambientais giram ao redor da construção coletiva e solidária. Esse processo cria ambientes de interação comunitária, troca de conhecimentos, sementes e mudas e potencializa a economia local, promovendo o mercado de produção de alimentos biodiversos livres de agrotóxicos, com alto valor nutricional, preços acessíveis e que valorizam a cultura local. Esse modelo, além de produzir alimento de verdade, auxilia na restauração das florestas nativas que vem sendo devastadas.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Após tomar o real conhecimento do impacto da agricultura em nossas vidas e enxergar na agroecologia uma das únicas ferramentas para transformar a cadeia produtiva de alimentos, sinceramente não tive muita escolha. A única escolha possível foi lutar para construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde os recursos naturais e ambientais sejam valorizados e colocados em evidência. O momento para começarmos a modificar nossas relações com o meio ambiente é agora, se não mudarmos drasticamente a maneira como interagimos com ele nossos recursos irão se esgotar. A agricultura convencional tem um papel muito importante nessa degradação ambiental, então o mínimo que posso fazer é tentar construir alternativas para uma produção saudável de alimentos e valorizar a floresta que está de pé.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 15: A vida em terra
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Sítio Candeia Agroflorestal"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Sítio Candeia a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario