Pontes da Terra: Terras Férteis

O Pontes da Terra atua no fortalecimento e desenvolvimento econômico no campo, na democratização de alimentos sem veneno e na educação socioambiental através da consolidação de pontes entre pequenos produtores agroecológicos e associações comunitárias parceiras.A proposta terá um enfoque principal no fortalecimento dos pequenos produtores agroecológicos do Estado de São Paulo que apresentam oferta de alimentos e dificuldade de escoamento dos mesmos. Ação formativa de gestão e de logística visando a melhoria da autonomia na produção, assim como a compra de parte dos alimentos produzidos e doação para comunidades periféricas.Dessa forma, o projeto pretende fortalecer as duas pontas de atuação da entidade, incentivando o modo de produção que utiliza de forma responsável os recursos naturais, permitindo a cultura de maior diversidade de alimentos, sua qualidade nutritiva, o respeito aos ciclos naturais e o desenvolvimento socioeconômico de quem produz, assim como de quem consome.
Problem solved by your proposal
A ação afeta diretamente pequenas e pequenos produtores rurais agroecológicos parceiros do Estado de São Paulo e moradores de comunidades periféricas em situação de insegurança alimentar no município de São Paulo. A falta de plena autonomia na gestão pelos produtores rurais, dificuldades de acesso ao mercado consumidor e necessidade de maior conhecimento sobre metodologias sustentáveis na produção, desencadeiam problemas sérios no meio rural brasileiro; por isso com a implementação da ação, visamos fortalecê-los e assegurar a ampliação da renda, da área plantada e da trocas de saberes; além da distribuição dos alimentos agroecológicos para quem está em situação de vulnerabilidade em São Paulo, por meio da doação de cestas agroecológicas e intermediação/fomento de grupos de consumo responsável. Unindo quem produz com quem precisa comer, democratizando o acesso aos alimentos agroecológicos ao mesmo tempo que se garante o bem estar de todas as pessoas envolvidas em sua cadeia produtiva.
What positive impact would/does your idea have on your community? Specific environmental or social improvements
Podemos ressaltar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas que contribuem para a construção e proteção do meio ambiente, inseridos dentro de sistemas produtivos familiares e agroecológicos. Dentre esses benefícios, o acréscimo da renda dos produtores, assim como o seu fortalecimento em rede. Melhoria na capacidade de gestão e logística e uma consequente redução do custo. Promoção de ciclos curtos de escoamento dos alimentos e maior aproximação entre quem produz e quem consome. Aumento da área plantada de alimentos agroecológicos conjuntamente com o estímulo a essa forma sustentável de produção que respeita o meio ambiente e os recursos naturais. Na outra ponta, o impacto se evidencia pelo acesso a alimentos frescos e saudáveis por famílias em estado de insegurança alimentar. O consumo de alimentos in natura contribui para a diversificação da dieta, conscientização sobre a importância de uma boa alimentação, melhoria da saúde e qualidade de vida dessas pessoas.
Why are you interested in taking part in environment and ocean-related matters?
A agricultura desenvolvida pelos pequenos produtores têm grande importância no Brasil uma vez que correspondem a cerca de 85% do número total, sendo os principais produtores de alimentos para o consumo interno; contudo ocupam apenas 30% do total das áreas cultiváveis. A maior parte se concentra em latifúndios, monoculturas e agroexportadores, com intenso uso de fertilizantes e agrotóxicos, que geram uma série de consequências negativas. Assim, o fortalecimento de sistemas produtivos sustentáveis é fundamental para viabilizar uma alimentação saudável, de maneira a proporcionar ganhos socioambientais para o ecossistema e diminuir o impacto da degradação ambiental. A agroecologia prevê uma participação mais equitativa de todos os atores envolvidos para um verdadeiro desenvolvimento rural sustentável, buscando-se uma melhoria crescente e equilibrada nas diferentes dimensões da sustentabilidade: econômica, social, ecológica, política, cultural e ética.
SDG most related to the proposal
ODS 12: Consumo responsável e produção
Image gallery

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "Pontes da Terra: Terras Férteis"

Collaborate

Sign up or sign in to help Vitória Vivian improve his proposal

Sign up or sign in to comment this proposal

Sign up or sign in to report this comment

Ola Vitória! Parabéns pelo seu projeto e obrigado por se candidatar ao Comprometidos 2021. Meu nome é Sara e serei sua mentora nesta fase. Eu vejo o problema muito bem colocado assim como o impacto que você quer gerar, porém, não está totalmente claro para mim como você quer ter acesso aos alimentos antes de distribuí-los para quem precisa e como quer fazer o projeto sustentável. Lembre-se de que você tem até amanhã para editar seu aplicativo e compartilhá-lo para obter mais votos: D Abraços.
Answer
Report
2 years ago
Olá Saraís, grata pelo seu retorno. Fizemos algumas alterações conforme as sugestões propostas, na intenção de facilitar a compreensão do projeto. Fico à disposição, abraços ;)
Answer
Report
2 years ago