Pontes da Terra: Terras Férteis

O Pontes da Terra atua no fortalecimento e desenvolvimento econômico no campo, na democratização de alimentos sem veneno e na educação socioambiental através da consolidação de pontes entre pequenos produtores agroecológicos e associações comunitárias parceiras.A proposta terá um enfoque principal no fortalecimento dos pequenos produtores agroecológicos do Estado de São Paulo que apresentam oferta de alimentos e dificuldade de escoamento dos mesmos. Ação formativa de gestão e de logística visando a melhoria da autonomia na produção, assim como a compra de parte dos alimentos produzidos e doação para comunidades periféricas.Dessa forma, o projeto pretende fortalecer as duas pontas de atuação da entidade, incentivando o modo de produção que utiliza de forma responsável os recursos naturais, permitindo a cultura de maior diversidade de alimentos, sua qualidade nutritiva, o respeito aos ciclos naturais e o desenvolvimento socioeconômico de quem produz, assim como de quem consome.
Problema que resuelve su propuesta
A ação afeta diretamente pequenas e pequenos produtores rurais agroecológicos parceiros do Estado de São Paulo e moradores de comunidades periféricas em situação de insegurança alimentar no município de São Paulo. A falta de plena autonomia na gestão pelos produtores rurais, dificuldades de acesso ao mercado consumidor e necessidade de maior conhecimento sobre metodologias sustentáveis na produção, desencadeiam problemas sérios no meio rural brasileiro; por isso com a implementação da ação, visamos fortalecê-los e assegurar a ampliação da renda, da área plantada e da trocas de saberes; além da distribuição dos alimentos agroecológicos para quem está em situação de vulnerabilidade em São Paulo, por meio da doação de cestas agroecológicas e intermediação/fomento de grupos de consumo responsável. Unindo quem produz com quem precisa comer, democratizando o acesso aos alimentos agroecológicos ao mesmo tempo que se garante o bem estar de todas as pessoas envolvidas em sua cadeia produtiva.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Podemos ressaltar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas que contribuem para a construção e proteção do meio ambiente, inseridos dentro de sistemas produtivos familiares e agroecológicos. Dentre esses benefícios, o acréscimo da renda dos produtores, assim como o seu fortalecimento em rede. Melhoria na capacidade de gestão e logística e uma consequente redução do custo. Promoção de ciclos curtos de escoamento dos alimentos e maior aproximação entre quem produz e quem consome. Aumento da área plantada de alimentos agroecológicos conjuntamente com o estímulo a essa forma sustentável de produção que respeita o meio ambiente e os recursos naturais. Na outra ponta, o impacto se evidencia pelo acesso a alimentos frescos e saudáveis por famílias em estado de insegurança alimentar. O consumo de alimentos in natura contribui para a diversificação da dieta, conscientização sobre a importância de uma boa alimentação, melhoria da saúde e qualidade de vida dessas pessoas.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
A agricultura desenvolvida pelos pequenos produtores têm grande importância no Brasil uma vez que correspondem a cerca de 85% do número total, sendo os principais produtores de alimentos para o consumo interno; contudo ocupam apenas 30% do total das áreas cultiváveis. A maior parte se concentra em latifúndios, monoculturas e agroexportadores, com intenso uso de fertilizantes e agrotóxicos, que geram uma série de consequências negativas. Assim, o fortalecimento de sistemas produtivos sustentáveis é fundamental para viabilizar uma alimentação saudável, de maneira a proporcionar ganhos socioambientais para o ecossistema e diminuir o impacto da degradação ambiental. A agroecologia prevê uma participação mais equitativa de todos os atores envolvidos para um verdadeiro desenvolvimento rural sustentável, buscando-se uma melhoria crescente e equilibrada nas diferentes dimensões da sustentabilidade: econômica, social, ecológica, política, cultural e ética.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 12: Consumo responsável e produção
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Pontes da Terra: Terras Férteis"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Vitória Vivian a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Ola Vitória! Parabéns pelo seu projeto e obrigado por se candidatar ao Comprometidos 2021. Meu nome é Sara e serei sua mentora nesta fase. Eu vejo o problema muito bem colocado assim como o impacto que você quer gerar, porém, não está totalmente claro para mim como você quer ter acesso aos alimentos antes de distribuí-los para quem precisa e como quer fazer o projeto sustentável. Lembre-se de que você tem até amanhã para editar seu aplicativo e compartilhá-lo para obter mais votos: D Abraços.
Responder
Reportar
hace 2 años
Olá Saraís, grata pelo seu retorno. Fizemos algumas alterações conforme as sugestões propostas, na intenção de facilitar a compreensão do projeto. Fico à disposição, abraços ;)
Responder
Reportar
hace 2 años