Lá de casa até o mar: travessia das águas.

O projeto “Lá de casa até o mar: travessia das águas” é uma iniciativa pensada por três mulheres com formações diferentes e complementares, que compartilham o desejo de contribuir na melhora da qualidade de vida e saúde das pessoas e do meio ambiente.A proposta consiste na execução de oficinas itinerantes com foco na troca de saberes ancestrais e práticas de fabricação de produtos naturais e sustentáveis, construindo a consciência do caminho das águas e da conexão existente entre os rios, os oceanos e os ralos da nossa casa.O projeto será realizado na cidade de Belo Horizonte, tendo foco nas comunidades que beiram os córregos e as barragens, e nos jovens e adultos que vivem nesses espaços. O trabalho das oficinas será desenvolvido a partir da confecção de produtos de limpeza, higiene, cosméticos e extratos fitoterápicos medicinais, utilizando ingredientes naturais, cotidianos, acessíveis e que, por vezes, são descartados (óleo de cozinha, por exemplo).
Problem solved by your proposal
A proposta proporciona espaços para conscientização das pessoas em relação à problemática da contaminação das águas por químicos oriundos de produtos de limpeza e cosméticos utilizados nos domicílios, a partir do entendimento sistêmico da interconexão entre os produtos que consumimos, as águas doces e o oceano. O projeto também fomenta atitudes que reduzem o descarte inadequado de “lixo” nas águas, uma vez que a autonomia no feitio dos produtos possibilita diminuir o número de embalagens adquiridas, além de incentivar o reaproveitamento de diversos materiais como insumos. Tais ações afetam toda a população situada na bacia hidrográfica em questão, especialmente aquelas pessoas que vivem próximas aos leitos dos rios, córregos e oceanos (comunidades alvo deste projeto), que são mais vulneráveis aos efeitos diretos da poluição das águas.
What positive impact would/does your idea have on your community? Specific environmental or social improvements
Os principais impactos positivos almejados com o desenvolvimento do projeto são o fortalecimento da autonomia e empoderamento da comunidade para feitio de cosméticos e produtos de limpeza sustentáveis, e a construção coletiva do senso de co-responsabilidade ambiental e integração entre o local e o global. Algumas das mudanças ambientais e sociais esperadas são: redução do consumo de consumo de cosméticos e produtos de limpeza que podem conter compostos potencialmente danosos ao meio ambiente e aos rios e oceanos; fomento às práticas individuais e coletivas relacionadas à economia circular e produção local; e valorização e reutilização de materiais (ex.: óleo de cozinha), transformando o “lixo” em recurso.
Why are you interested in taking part in environment and ocean-related matters?
O interesse em nos envolver com a questão dos oceanos e do meio ambiente parte da percepção de que semear pequenas ações locais pode gerar, como frutos, grandes mudanças regionais e globais. O entendimento de que a cidade onde moramos (Belo Horizonte) está localizada em uma região conhecida como o “berço das águas de minas” e que as águas que daqui saem desaguam no mar, foi o fator que nos motivou a escrever esse projeto e dar vazão aos sonhos que temos. Neste sonho, vemos uma comunidade que valoriza os saberes populares e a produção local, sustentável e ecológica. Vemos uma comunidade que entende que o acesso ao meio ambiente é um direito. Vemos uma sociedade social e ambientalmente mais justa. E é por isso e para isso que queremos pôr em prática este projeto!
SDG most related to the proposal
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Image gallery

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "Lá de casa até o mar: travessia das águas."

Collaborate

Sign up or sign in to help Débora improve his proposal

Sign up or sign in to comment this proposal

Sign up or sign in to report this comment

Projeto incrível!
Answer
Report
2 years ago
Obrigada, Vitória!!! Torcendo para conseguirmos colocar em prática!
Answer
Report
2 years ago