Gerenciamento inteligente da rede de esgoto

Trata-se de método para gerenciamento de sistemas de esgotamento sanitário - SES, do município de Joinville, com foco no combate às infiltrações pluviais na rede coletora de esgoto, um dos maiores desafios das operadoras, através da análise do comportamento hidráulico das elevatórias e extravasamentos, definição de bacias críticas, setorização, com medição de vazão e pluviometria, cruzamento dos dados obtidos, e ações coordenadas.
Nombre de la Empresa Prestadora de Servicios de agua y/o saneamiento:
Companhia Águas de Joinville
País:
Brasil
Nombre de la innovación implementada en su empresa:
Gestão inteligente da rede de esgoto
¿A qué categoría corresponde su innovación? (Seleccione una categoría)
Innovación en procesos (operación/ finanzas/ gestión/ etc.)
Breve descripción de la innovación implementada por su empresa:
Método para gestão dos SES, com foco no combate às infiltrações pluviais. Através da análise do comportamento hidráulico das elevatórias e da malha de extravasamento, define-se as bacias críticas. Estas são setorizadas com medidores de vazão e pluviômetros. Com ações coordenadas investiga-se a causa real e planeja-se as ações de melhorias.
Descripción de la solución innovadora:
Trata-se de uma solução de gestão do SES de forma coordenada e inteligente. A partir do cruzamento de dados de extravasamento, e comportamento hidráulico das elevatórias são definidas as bacias e locais críticos para priorização. Estas bacias são setorizadas com medidores de vazão e pluviômetros, e delegadas às equipes específicas que farão o trabalho de investigação. Ações coordenadas são realizadas, e através do cruzamento dos dados sua eficácia é avaliada, e assim sequencialmente.O método é investigativo e prioriza os locais de maior infiltração, ao invés de atacar o SES como um todo, o que potencializa os trabalhos e reduz custos. Além do mais, é de fácil implementação, e não requer grandes investimentos. Pode ser replicável e adaptável a qualquer SES de qualquer município.
URL del video:
https://youtu.be/49_Bla1-zJU
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Gerenciamento inteligente da rede de esgoto"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Janine Alano a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario