Usos Múltiplos das Águas do Lago Paranoá

O Lago Paranoá é um lago artificial urbano, localizado na região central de Brasília, capital do Brasil. Foi formado em 1959, para a prover energia hidroelétrica e amenizar o microclima local. Com o crescimento populacional e a intensificação da urbanização ao redor do lago, o processo de eutrofização iniciou na década de 70, se intensificando na de 80. O Programa de Despoluição do Lago foi idealizado em 1989 e implementado na década de 90, incluindo a implementação do tratamento terciário em duas estações de tratamento de esgoto operadas pela Caesb, a exportação de esgotos entre bacias hidrográficas, operações de descarga na barragem e biomanipulação de espécies. Os resultados atingidos refletem numa melhoria significativa na qualidade da água do Lago Paranoá (redução na concentração de fósforo e cianobactérias, aumento da transparência), o que tornou possível o uso múltiplo das águas, como recreação de contato primário e, desde 2017, manancial de abastecimento público.
Nombre de la Empresa Prestadora de Servicios de agua y/o saneamiento:
CAESB - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal
País:
Brasil
Nombre de la innovación implementada en su empresa:
Lago Paranoá: de Corpo Receptor de Efluentes a Manancial de Abastecimento Público
¿A qué categoría corresponde su innovación? (Seleccione una categoría)
Innovación en procesos (operación/ finanzas/ gestión/ etc.)
Breve descripción de la innovación implementada por su empresa:
Em 2017 foi projetada, executada e iniciada a operação da captação e estação de tratamento de água ETA Lago Norte, no Lago Paranoá, que foi possível devido à ações diversas de despoluição realizadas desde o início da década de 90.
Descripción de la solución innovadora:
Diversas ações foram implementadas desde o início da década de 90 que permitiram o uso múltiplo das águas do Lago Paranoá, incluindo dentre estes sua utilização como manancial de abastecimento público. Este lago recebe aproximadamente 2.500 litros por segundo de efluentes tratados em nível terciário e fornece aproximadamente 700 litros por segundo de água bruta, que após tratamento avançado com membranas de ultrafiltração, é distribuída para fins potáveis para a população do Distrito Federal. Existem projetos para ampliar a utilização do lago como manancial de abstecimento público. Este cenário evidencia o reuso indireto das águas do Lago Paranoá, conforme apontado pela Secretaria de Saneamento do Ministério das Cidades (ver anexo).
URL del video:
https://www.youtube.com/watch?v=dYOqKwO8WIc
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Usos Múltiplos das Águas do Lago Paranoá"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Flávio Santos Gonçalves a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario