Ponte - Escolas para o Futuro

1
0
E se as escolas preparassem o profissional do séc. XXI, otimizando tempo, economizando recursos e potencializando talentos? A Ponte é uma plataforma de desenvolvimento de habilidades para um mundo em constante mudança. Inserida em escolas, no turno oposto das aulas, o programa é facilitado por profissionais e especialistas de mercado. Além de atualizar a grade curricular com conteúdo atual, ele visa despertar os jovens como agentes de mudança para o bem-estar comum. Voltado para o jovem do ensino médio, tem duração de 9 semanas e conta com o envolvimento de pais e professores ao longo do processo. As escolas são as principais parceiras do projeto, responsáveis pela intermediação com pais e alunos. O programa prepara o jovem para a nova economia e fomenta a conexão e colaboração entre alunos de todo o país. A médio prazo, ela possibilita a intermediação de contratações através da conexão com empresas empregadoras.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
Todos os anos 2 milhões de jovens se formam no Ensino Médio no Brasil (8% de crescimento nos últimos 6 anos). Despreparados para a nova era pós-digital, ingressam na universidade e gastam entre R$20.000,00 e R$50.000,00 reais ao longo de 4 a 5 anos. Alguns abandonam, mudam de área ou empreendem, mas 46% acabam desempregados, contribuindo para a população de 13,1 milhões de desempregados no Brasil. Enquanto isso, a tecnologia cresce de forma exponencial, substituindo o emprego de 5 milhões de pessoas e criando novas profissões. 65% das profissões que as crianças de hoje ocuparão no futuro ainda não existem, nem estão sendo contempladas no ensino superior formal. Paralelo a isso, 63% das vagas do mercado digital brasileiro estão vacantes, o que significa que 200 mil vagas estão sem candidatos qualificados, o dobro da taxa mundial (36%). O que as Escolas estão fazendo quanto a isso? Descobrimos que algumas nem se deram conta da urgência, outras estão contratando consultorias. Ou seja, ninguém ainda ocupou esse lugar.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
Através da parceria com o Salvador Meu Amor, movimento de empoderamento local que existe há 10 anos, vamos realizar a Virada de Educação. A virada acontecerá durante o maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável, que existe desde 2011 e já mobilizou mais de 7 milhões de pessoas em diversas cidades do país. Vamos reunir escolas, pais, estudantes e ativistas e mobilizar parceiros estratégicos como governo e sociedade civil para discutir o futuro da educação.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
2- Educação - Educação de qualidade (ODS 4) / Trabalho decente (ODS 8).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
A escola de hoje está formando os heróis de ontem para as guerras de amanhã. E essa conta não fecha. O nosso modelo educacional tradicional data do século XVIII, desde então tanta coisa mudou, mas a escola permanece a mesma. Para que haja uma transformação educacional, é preciso ser massivo e escalável, por isso nascemos. A tecnologia e a internet tem mudado a nossa cultura, nossa forma de se relacionar e se organizar, mas ela também tem o potencial de transformar nossa aprendizagem. Se as máquinas estão substituindo o trabalho humano mecânico e operacional, porque não estamos investindo em nos desenvolvermos enquanto seres humanos, potencializando nossas habilidades comportamentais, de colaboração, criatividade, empatia e empreendedorismo? Nascemos com a missão de democratizar a aprendizagem necessária para sobreviver no século XXI, usando a tecnologia como aliada da transformação educacional.
Nombre y apellido representante del equipo
Ticiana Figueirêdo
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Ponte - Escolas para o Futuro"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Tici a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario