Coletivo Filhas da Terra

O projeto tem como objetivo facilitar o acesso a informação acerca da agricultura urbana, fomentando a execução de hortas comunitárias para a comunidade do DF, com foco na região administrativa de Ceilândia. Além disso mostrando que é possível ter uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos,contribuindo com não só redução do uso de plásticos mas também para a ocupação de espaços ociosos, criando uma relação de respeito com meio ambiente,fortalecimento de vínculos entre os moradores, tendo acesso a uma alimentação de qualidade . Ademais desenvolvemos atividades acerca da reutilização de materiais recicláveis e também realizamos mutirões de limpezas de espaços com entulho e reflorestamento com mudas nativas do cerrado.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
Além de facilitar o acesso a produtos orgânicos para a comunidade , contribuímos para o acesso a informação em relação ao destinação correta dos resíduos, ocorrendo redução de lixo, já que o alimento produzido não passa pelo processo de embalar e também de transporte, o que reduz substancialmente a quantidade de lixo que é necessário para a produção e transporte dos alimentos. Com as oficinas realizadas em parceria com a Casa da Natureza,estamos estruturando a nossa horta para consolidarmos o restaurante e proporcionar a empregabilidade por meio dos produtos das oficinas e a continuidade do projeto. Além disso recuperamos áreas que antes eram usadas para o descarte de entulho,incentivamos o consumo de produtores locais e fomentando a importância de consolidar parcerias com outras iniciativas.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
Além de fortalecer os vínculos entre a comunidade, o projeto possibilita a ressignificação das relações do ser humano com a natureza. Já que desde a revolução industrial, ocorreu um distanciamento dessa relação em que a maioria das produtos que consumimos atualmente, é comprado. Ademais visto a quantidade de agrotóxicos que são utilizadas para a produção dos alimentos diminuem significativamente o valor nutricional e as hortas urbanas é uma alternativa para a segurança alimentar.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
1- Agricultura - Fome zero e Agricultura Sustentável (ODS 2) / Trabalho Decente (ODS 8) /Comunidades Sustentáveis (ODS 11).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
Não só inovador mas revolucionário pois visa a democratização da alimentação saudável e conhecimentos no que dizem respeito as nossas relações com meio ambiente causando menos impacto e aumentando a biodiversidade nas áreas urbanas. Ademais para a sustentação econômica do projeto, será elaborada um ponto gastronômico de venda de pratos e bebidas com alimentos orgânicos. Atualmente existem vários coletivos, movimentos sociais que trabalham a questão cultural, racial, esportes e o nosso coletivo desenvolve atividades voltadas para a questão ambiental mas agregando expressões das questões sociais presentes no cotidiano tanto das pessoas que compõem o coletivo como também para os participantes das atividades. Os alimentos produzidos na horta será acessível e gratuita para todas e todos que contribuem com a manutenção da mesma.
Nombre y apellido representante del equipo
Larissa Brenda Cordeiro de Souza
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Coletivo Filhas da Terra"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Larissa Brenda Cordeiro a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

A união da comunidade orientada para um objetivo comum é muito importante. Por isso, parabenizo sua proposta! Eu aconselho você a definir sua estratégia para envolver a comunidade e mantê-los motivados. Eu acredito que você deve identificar as necessidades da comunidade, suas limitações para acessar alimentos saudáveis. Mesmo que você tenha certeza de que é necessário comer de forma saudável, acha que a comunidade tem esse interesse? Em caso afirmativo, o que eles fizeram para acessar produtos saudáveis? Eu tenho algumas perguntas: ¿As comunidades são seus beneficiários e clientes ao mesmo tempo? Você menciona que eles irão consolidar o restaurante e fornecer emprego. Isso significa que o restaurante já está funcionando e você investe capital para financiar hortas comunitárias para a comunidade?. Espero sua resposta :)
Responder
Reportar
hace 4 años
Olá Liliana! a nossa estratégia para motivação da comunidade é por meio de atrações culturais já que a região em que desenvolvemos o projeto não possui amplo acesso a cultura. E a delimitação das necessidades da comunidade foi a partir da demanda dita por eles e por nós, já que também fazemos parte da comunidade. Ceilândia ainda não possui uma horta comunitária que pode oferecer alimentos orgânicos para a comunidade, existem pequenas iniciativas entre os moradores de alguns bairros mas não tem alcance maior devido a falta de apoio. Em relação ao restaurante, ainda não existe pois estamos iniciando a nossa horta e o coletivo Filhas da Terra está a frente desse projeto em parceria com a Casa da Natureza, que nos disponibilizou o espaço para desenvolver esse trabalho mas o intuito do restaurante é justamente criar capital para financiar mais hortas e também a subsistência das mulheres que contribuem para o andamento do projeto.
Responder
Reportar
hace 4 años