Feira das Profissões Transpessoal

196
61
A Feira das Profissões Transpessoal é resultado de reflexões de participantes de um grupo de extensão de uma universidade pública, no qual por meio de um olhar do processo histórico de distanciamento do ser humano com o meio ambiente, faz se necessário repensar como podemos nos reconectar com o meio ambiente a partir de uma reconexão com o nosso ser ecológico. A proposta da Feira das Profissões Transpessoal é reunir estudantes do Ensino Médio e profissionais para apresentar as profissões a respeito de um olhar da perspectiva transpessoal, um olhar integral do ser e de sua atuação por meio da escolha das profissões como forma de desenvolvimento pessoal e em sua atuação como ser ecológico profissional, na contribuição do alcance das metas dos ODS. Neste projeto o(a) estudante não tem como ponto de partida a escolha da profissão, mas sim, a conexão com sua inteligência múltipla e ao ODS e assim conhecer quais são as profissões que ali estão inseridas nesse cenário.
Problema que resuelve su propuesta
Estudo publicado na “People and Nature” sugere que as associações emocionais, mais do que conhecimento, podem determinar o quanto as pessoas se preocupam com o mar profundo e o meio ambiente. Contudo, as Feiras das Profissões tradicionais não levam esta dimensão do ser humano em consideração no momento de orientar os estudantes na escolha da profissão. Assim, ao desenvolver a Feira das Profissões Transpessoal na educação, esta pode contribuir para que estudantes desmistifiquem, reflitam e amadureçam o olhar com relação à próprias escolhas profissionais a partir de uma perspectiva mais integral, compreendendo que o desenvolvimento das inteligências múltiplas, como o autoconhecimento, contribuem para a formação do sujeito ecológico e seu vínculo afetivo com os oceanos e meio ambiente. A feira trará aos estudantes a oportunidade de refletir sua forma de atuação no mundo, a partir de um autoconhecimento de suas potencialidades e não a partir de uma racionalidade econômica que ainda impera.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Os oceanos contribuem para a regulação climática, absorvendo boa parte do calor gerado no planeta. É fundamental que a nova geração de profissionais ressignifiquem o conceito de valor em relação ao meio ambiente e oceanos. Sendo assim, a proposta, além de contribuir para uma educação de qualidade, favorecerá a formação de sujeitos ecológicos que estabeleça um valor intrínseco para os oceanos e meio ambiente, despertando e aprofundando o seu interesse pelo seu cuidado. Pretende-se ainda oferecer aos estudantes, os quais atualmente vivem um processo de desmotivação pelo momento que estamos vivendo, como também por um processo de distanciamento do seu eu ecológico, um espaço de escuta e acolhimento. Ofereceremos um momento do(a) estudante do ensino médio se autoconhecer a partir do olhar das inteligências múltiplas, e também, uma perspectiva de abrangência dos cursos disponibilizados pelas universidades públicas, com um destaque para as profissões diretamente relacionadas aos oceanos.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
O grupo é composto por pessoas de diferentes cursos, mas o que une a todos é a vontade e envolvimentos com as questões socioambientais, pois sabemos que enquanto não repensarmos nossa atuação como ser humano, os impactos negativos nos oceanos e meio ambiente continuarão. Todos do grupo têm muito claro que o fato de terem cursado ou estarem cursando no contexto de uma universidade pública, particularmente uma que tem um Instituto do Mar, aumenta a nossa responsabilidade de retornar esse investimento à população. Os ODS trazem metas e objetivos a serem alcançados até 2030, e os oceanos e o meio ambiente estão incluídos em todos os ODS, pois eles são a base para o bem viver de todos os seres vivos, e o grupo vê a potencialidade da educação nesse envolvimento primordial para o alcance dos ODS. A mudança virá a partir do momento que nos reconhecermos como seres de mudança, e é isso que queremos com o projeto, alcançar o maior número de pessoas possíveis, uma rede de apoio e atuação.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 13: Acção Climática
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Feira das Profissões Transpessoal"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Flávia a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Excelente iniciativa. Parabéns Flávia! Muito bom termos pessoas dedicadas para gerar impactos e mudanças para a conservação da natureza! Boa sorte.
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns pelo projeto! Sou professor e sei da importância da discussão desses temas, quero muito ver esse projeto na próxima fase.
Responder
Reportar
hace 2 años
Flavia! Que boa idea a sua. Eu amo o Brasil, e um lugar maravilhoso. Mas também conheço que a gente tem ainda muito que fazer pelo ambiente ali e na América Latina. Acho que a sua proposta e muito interessante e necessária. A gente vive num mundo que coloca primeiro o dinheiro que o bem-estar das pessoas ou do meio ambiente. Acho que uma feira como a sua tem um potencial muito interessante para mudar a maneira que a gente entende a vida e começar, talvez, a mudar a maneira que a gente escolhe a sua carreira.
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito obrigada Santiago, ficamos muito felizes em ver que nosso projeto poderá impactar futuramente outros locais, territórios e trazer a visão de pessoas como você que estão atuando nesses aspectos é fundamental. A educação é a base para a ampliação do pensamento, das perspectivas e visões de mundo.
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns Flávia! A gente do Brasil precisa mas ideas como a sua!
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito obrigada Larissa!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Um projeto inovador. Parabéns
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns... Precisamos de mais iniciativas como esta.
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito obrigada Maila!
Responder
Reportar
hace 2 años
Olá Flavia! Muito obrigada pela sua boa disposição e pelo seguimento das recomendações ? Quero compartilhar algumas sugestões ruins para melhorar o aplicativo: Nesse problema, por que é importante incluir a perspectiva da relação meio ambiente-profissões na educação? Enquanto, como impacto, o que muda nesta questão e em seu ambiente? Por exemplo, menos desperdício nas praias, mais contato com a natureza e interesse pelo seu cuidado. A seção de interesse que é muito boa, parece mais pessoal e entende porque é importante para nós usar este projeto. Muito sucesso e escreva-me se tiver alguma dúvida.
Responder
Reportar
hace 2 años
Olá Saraís, tudo bom? Agradecemos novamente suas colocações. Acredito que agora conseguimos responder essas perguntas no formulário. A Feiras das Profissões Transpessoal será um momento muito importante pois estudantes de Ensino Médio poderão participar e iniciar essas reflexões para não só na futura escolha de profissão, mas desde o momento em que ele se reconhece como sujeito ecológico.
Responder
Reportar
hace 2 años
Incrível projeto parabéns!
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito obrigada Larissa
Responder
Reportar
hace 2 años
Gente, q ideia incrível, parabéns!!! Espero q dê certo.
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito obrigada Mariana, estamos muito empolgados e felizes pelo apoio que recebemos.
Responder
Reportar
hace 2 años
Adorei a proposta! Inivadora e super necessária! Estou torcendo pelo grupo!
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito obrigada Dani
Responder
Reportar
hace 2 años
Estou na torcida. Vai ser um sucesso.
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito obrigada Rogerio, o apoio de você é importante.
Responder
Reportar
hace 2 años
Proposta muito boa, vamos seguindo com esperança!
Responder
Reportar
hace 2 años
Ótima proposta, parabéns, todo o envolvimento pelo meio ambiente é válido!
Responder
Reportar
hace 2 años
Estou na torcida, pessoal! Boa sorte!
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito obrigada Paloma! Contribuição de vocês é muito importante
Responder
Reportar
hace 2 años
Boa sorte ao grupo!
Responder
Reportar
hace 2 años
Sucesso ao grupo!
Responder
Reportar
hace 2 años
Olá Flavia! É com grande satisfação que recebemos a sua candidatura ao Comprometidos 2021 e agradecemos o seu trabalho e a sua equipa. Quero dar algumas recomendações que o ajudarão a melhorar sua aplicação. Em relação ao problema, seria interessante incluir em sua aplicação alguns dados sobre as consequências de não educar os profissionais sobre as questões ambientais. Também recomendo que você, tanto nesta seção quanto no impacto positivo, foque em por que seu projeto é importante para a preservação dos oceanos em sua cidade e como você pode ajudar nisso. Essas perguntas podem ser um guia: Que necessidade social procura resolver? Qual é o grupo que quer tanto impactar a população? Como resolver o programa? Por fim, na última pergunta, acho importante que você comente como o fato de ter crescido em uma área costeira o alertou sobre o assunto. Se você tiver alguma dúvida, pode me deixar uma mensagem no meu perfil. De novo, desculpe o mau português Abraços.
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito Obrigada Saraís, sua contribuição foi muito importante. A partir das suas pontuações fizemos algumas modificações para que esses aspectos ficassem mais esclarecidos e compreendidos para a nossa aplicação. Estamos mito ansiosos para continuar no programa e sua contribuição e olhar é muito importante.
Responder
Reportar
hace 2 años
Sucesso !
Responder
Reportar
hace 2 años
Sucesso!
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns, sucesso ao grupo
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns pela iniciativa.
Responder
Reportar
hace 2 años
Show! Parabéns pelo trabalho!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Que ótimo!! Projeto que faz toda a diferença.
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito interessante e importante!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto muito interessante!
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito obrigada!
Responder
Reportar
hace 2 años
Ótimo projeto
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito obrigada Val.
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Boa sorte!
Responder
Reportar
hace 2 años
Sucesso! ????????
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns pelo projeto! ?
Responder
Reportar
hace 2 años
Será um sucesso e o Planeta agradece!
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito bom!
Responder
Reportar
hace 2 años
Interessante proposta. A crítica não pode deixar de inferir uma relação produtivista X consumerista. Att.
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito obrigada pela contribuição Hideo.
Responder
Reportar
hace 2 años
Caraca, adoreii
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto lindo e potente!
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto sustentável e interessante
Responder
Reportar
hace 2 años
Adoraria ter tido a oportunidade de estar em um projeto como este na hora de escolher um curso e carreira, parabéns a todos os envolvidos! Certamente fará a diferença para muita gente e seus impactos serão altamente positivos!
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns pela iniciativa!
Responder
Reportar
hace 2 años
O Mundo precisa repensar em Sustentabilidade e Meio ambiente. Ressignificar a importância co cuidado e da preservação. E isso depende das lideranças. Excelente projeto!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto incrível e necessário!!! As feiras de profissões que já fui eram todas iguais... focadas no salário. A iniciativa de vocês é essencial para percebemos como podemos colaborar com os 17 ODS com o nosso curso! E também como o auto conhecimento é necessário! Parabéns!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto super necessário e atual para tudo que estamos vivendo. Mudar o olhar do ser humano e sua relação com o meio ambiente através da profissão. Parabéns pela proposta apresentada e pelo trabalho super pertinente
Responder
Reportar
hace 2 años
Esse projeto é muito bacana e eu gosto muito de fazer parte desse grupo, que nos ajuda a aprofundar a percepção de que a profissão tem um papel muito importante na nossa vida, enquanto crescimento pessoal; e impacta a vida de muitas pessoas e até mesmo o nosso planeta. Desta forma enxergamos o quanto é importante essa conexão com nosso ser ecológico.
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito bom Núbia!!
Responder
Reportar
hace 2 años
O que me encanta neste projeto é a escolha da sua profissão profissão a partir da inteligência múltipla e ao ODS.
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito obrigada Andréia, sua contribuição é muito importante.
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito legal o projeto de vocês. Com certeza terá um impacto positivo a todos os envolvidos.
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito obrigada Luciana, seu apoio é muito importante.
Responder
Reportar
hace 2 años