ConecTAR - Conectando mulheres e tartarugas

A ideia é buscar integrar as mulheres de pescadores à conservação das tartarugas marinhas, através da confecção de produtos artesanais que referenciem essas espécies ameaçadas de extinção. Para isso, será necessário realizar cursos de capacitação e compra de matérias. Além disso, os produtos confeccionados serão comercializados em pontos turísticos e nas ações de solturas de filhotes de tartaruga marinha, momento de sensibilização e educação que atinge um grande público, sendo realizado pela ONG APC Cabo de São Roque. Inicialmente, o projeto ConeTAR terá como público alvo as mulheres de pescadores artesanais e em seguida buscará integrar toda comunidade litorânea, no qual buscará a sustentabilidade do projeto. Os recursos adquiridos através da venda desses produtos, serão convertidos em compra de matéria prima, mão-de-obra das artesãs e manutenção das atividades pesquisa e conservação das tartarugas marinhas, que é executado pela APC Cabo de São Roque.
Problema que resuelve su propuesta
As comunidades litorâneas e seus diferentes hábitos culturais, causaram um grande impacto sobre as populações de tartarugas marinhas, utilizavam sua carne, ovos e óleo como recursos alimentares e econômicos, além da sua carapaça para a confecção de objetos comerciais. Essas práticas foram bem marcantes há décadas atrás, porém, por se tratar de uma característica cultural nos dias atuais ainda é possível verificar ações dessa natureza. Partindo de tal realidade, no litoral do município de Maxaranguape/RN a caça às tartarugas marinhas ainda é comum. No entanto, a conservação das tartarugas marinhas, tem sido uma luta diária de pesquisadores e organizações ao longo do litoral brasileiro. Por esse motivo, encontrar alternativas que propõem a diminuição de impactos negativos que afetam o ciclo de vida dessas espécies ameaçadas de extinção, torna-se um desafio que requer uma solução local.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Esse projeto possibilitará o fortalecimento de uma conexão sustentável entre a comunidade litorânea e a conservação da biodiversidade, em especial das tartarugas marinhas, bem como, na promoção da autonomia e fomento ao desenvolvimento de atividades de geração de renda, respeitando o meio ambiente e suas características, além de estimular mudanças de hábitos. Os impactos positivos estão intrinsicamente ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os dois de maior relevância, o ODS 14, que visa a “conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável” e o ODS 5, alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Além desses, o ODS 8: trabalho decente e crescimento econômico, ODS 11: cidades e comunidades sustentáveis e o ODS 12: consumo e produção responsáveis, também estão ligados a esse projeto.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
As tartarugas marinhas, são espécies importantes para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e costeiros, uma vez que são consideradas espécies guarda-chuva e espécie-chave para esses ambientes, e estão classificadas como ameaçadas de extinção em todo o mundo. A faixa litorânea do Estado do Rio Grande do Norte - Brasil, é frequentemente procurado por tartarugas marinhas para reprodução, como também para abrigo e alimentação. Atividades cientificas relacionadas ao estudo de ecologia e aos registros de desova de tartarugas marinhas vêm sendo realizadas pela ONG APC Cabo de São Roque na região de Maxaranguape e Ceará-Mirim, parceira desse projeto. A APC Cabo de São Roque, desde de sua formação, procurou integrar as comunidades litorâneas em seus projetos socioambientais, visto que seria impossível aliar a conservação das tartarugas marinhas, bem como, a aplicabilidade de ações sociais sem essa colaboração.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 14: A vida sob a água
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "ConecTAR - Conectando mulheres e tartarugas"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Lucas Gabriel a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Incrível conectar as mulheres dos pescadores aos trabalhos de conservação! Extremamente necessário, um projeto que dá a possibilidade da independência financeira as essas mulheres!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Incrível! Ao mesmo tempo que une a comunidade, conscientiza e ainda permite novos conhecimentos ás mulheres e assim sua autonomia. Enfim, traz muitos valores em um só projeto! Parabéns!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto lindo, conectando a comunidade ao meio ambiente. Parabéns! Projeto de suma importância para todos! ?
Responder
Reportar
hace 2 años
Super necessário projetos assim. A conservação agradece!! Parabéns.
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns. O social e o ambiental tem que andar lado a lado
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto Maravilhoso! Extrema importância atrelar as comunidades litorâneas na conservação das tartarugas marinhas que sofrem tantos impactos negativos dos humanos.
Responder
Reportar
hace 2 años