Desvio Sustentável

O projeto tem por objetivo mobilizar famílias moradoras do entorno de hortas comunitárias da periferia, para que estas separem seu lixo orgânico e levem-no para a horta onde este será compostado; podendo futuramente essas famílias receberem hortaliças da horta em troca de determinada quantidade de resíduos orgânicos que trouxerem. O resultado será a produção de um adubo natural e rico enquanto ao mesmo tempo impede-se que misturarem o lixo orgânico com todos os outros materiais (plástico, vidro, papel etc.)- assim tornando possível envolver cooperativas de reciclagem para coletar esse material e reciclá-lo. Já estamos implementando a ideia na horta comunitária do Bairro 24 de Maio aqui da cidade de Botucatu mas a proposta é aplicar em outras localidades também, é um modelo de projeto que não se limita a uma localidade, pois a partir do momento que as cooperativas, as famílias e o agricultor se envolvem, como todos tiram benefícios, irão manter o ciclo funcionando.
Problema que resuelve su propuesta
A proposta do Projeto resolve o problema de inviabilizar a reciclagem de materiais como plástico, papel vidro etc. por estes irem sempre misturados com resíduos orgânicos para os lixões. O projeto além de favorecer o meio ambiente, também beneficia mutuamente o pequeno agricultor que cuida da horta comunitária pois receberá insumos para a produção de um adubo natural sem custo, bem como as famílias envolvidas por trazer-lhes consciência acerca da questão do lixo. Futuramente, objetivo é, a partir de estar bem consolidado um grupo de famílias que doam seus resíduos orgânicos semanalmente, realizar grupos de conversa na horta para devagar introduzir o segundo passo do projeto que será propor que cada família separe um lixo "reciclável" que então será recolhido por uma cooperativa de reciclagem aqui do município, desta maneira reduzindo a quantidade de “lixo lixo” e aumentando a quantidade de material reciclado
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
A proposta do projeto trabalha ao mesmo tempo educação ambiental através da conscientização das famílias envolvidas sobre os caminhos do lixo e suas consequências para o meio ambiente, bem como busca resolver esta problemática urgente do descarte irresponsável de lixo, ao mesmo tempo trazendo propostas de reutilizar esses resíduos que iriam para o aterro sanitário para benefício de hortas comunitárias e cooperativas de reciclagem.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Tenho consciência que estamos à beira de um colapso ambiental sem precedentes, portanto sinto que é necessário que nos mobilizemos em massa para resolver as tantas problemáticas hoje vigentes e acredito que cada um deve fazer sua parte pensando global e agindo local. Por isso comecei esse projeto, para fazer minha parte. Além dessa preocupação, sou um amante da natureza e de sua biodiversidade e acho que sua preservação deveria ser o foco de qualquer governo da atualidade.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Desvio Sustentável"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Tomás a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario