Transformando lixo em vida

Um dos maiores problemas enfrentados pelas famílias que habitam a zonarural do semi-árido brasileiro é a escassez de água para a produçãoagrícola de subsistência e até mesmo para consumo. Tal fato estáassociado ao clima severo mas também a degradação das áreas depreservação permanente que culminam no assoreamento dos rios. Nessasáreas, também não ha acesso a serviços públicos de tratamento dosresíduos orgânicos, o que muitas vezes impacta na poluição dosaquíferos, afetando a qualidade da água já tão restrita. Assim, opresente projeto objetiva propor uma forma simples de tratar os resíduosorgânicos gerados pelas famílias, produzindo um fertilizante orgânicoque permitirá a produção de mudas de espécies nativas para que sejapossível recuperar as APPs degradadas, fomentando a proteção dos rios eevitando a contaminação das águas. Após a utilização das mudas narecuperação, o excedente poderá ainda ser utilizado como produto,gerando renda extra para as famílias.
Problema que resuelve su propuesta
O problema afeta as famílias que trabalham com produção agrícola e estão inseridas no meio rural. Grande parte da agricultura no Brasil se baseia em modelos de produção que visam a exploração do ambiente sem se preocupar em recuperar os recursos, então se torna necessário a mudança de hábitos e o desenvolvimento de metodologias que permitam a recuperação dos ambientes fomentando o aumento na quantidade das águas por meio da recuperação das áreas degradadas e também da qualidade das mesmas pela redução da contaminação ocasionada pela geração de resíduos. A proposta visa trabalhar no tratamento do resíduo gerado e também onde o impacto ocorre, expresso sobre o meio ambiente, atuando diretamente na recuperação do ambiente degradado por anos de atividade antrópica inadequada, estimulando a mudança cultural das populações e o incremento da renda financeira por meio da comercialização de mudas excedentes e do maior acesso aos recursos que são necessários para uma produção agrícola eficiente.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
O projeto impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida das famílias de zona rural incentivando a reutilização do seu próprio lixo orgânico, ao mesmo tempo que trás melhorias para o rendimento do seu trabalho e ainda poder gerar renda para a família. Se trata de uma mudança de hábitos que irá refletir na conservação das terras e aquíferos ao produzir mudas para recuperação de áreas de preservação permanente degradadas, elevando a qualidade e volume da água das nascentes e cursos d’água da região. Uma vez implementado, por mais que resultados visíveis sejam a longo prazo, isso será repassado entre mais famílias e para as próximas gerações e gradativamente essas regiões se tornaram mais ricas em recursos de água, com solos protegidos, bem desenvolvidos e tornando as pessoas mais conscientes do seu papel neste meio, conseguindo extrair o melhor para a sua produção. Isso tudo ainda estará auxiliando no desenvolvimento econômico da região.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Porque sempre achei necessário estar envolvida em ações que buscam conhecimento para conservação e preservação de todo recurso natural que temos a nossa disposição. Precisamos destes recursos para sobreviver e para que tenhamos sempre é preciso que se tenha um consumo consciente. É cada vez mais discutido sobre o dever que temos de proteger o meio ambiente e sinto a necessidade de criar ações efetivas que de fato vão mudar culturalmente os hábitos da sociedade propondo medidas que terão impactos diretos quanto a problemática regional dos resíduos e também quanto a recuperação do ecossistema. Podemos e devemos buscar difundir esse conhecimento, fazer a nossa parte para que cada vez mais pessoas compartilhem pensamentos de cuidado e respeito ao meio ambiente.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Transformando lixo em vida"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Isabella Lopes Braga a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario