Alternativa para o uso do resíduo glicerol

28
18
O objetivo do nosso projeto foi identificar o acúmulo de uma biomassa no mundo e destiná-lo de uma forma que seja viável o aproveitamento para o meio ambiente e para a população. A biomassa em nossa proposta é o glicerol, um composto residual do processo de biodiesel, o acúmulo desta biomassa apresenta sérias consequências, pois não se tem um descarte adequado, o mesmo em oceanos ou rios é extremamente poluente por possuir alta demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e sua queima libera compostos cancerígenos.Devido a essa dificuldade de descarte, a nossa proposta é agregar valor ao glicerol, através do coprocessamento em uma unidade FCC (Craqueamento Catalítico Fluidizado), ou seja utilizar como carga no FCC, com o intuito de transformar esta biomassa em hidrocarbonetos para a produção de biocombustível.
Problema que resuelve su propuesta
Baseado em dados do NATIONAL BIODIESEL BOARD dos anos de 2008 até o atual, a produção de biodiesel a cada ano aumenta, juntamente com o seu subproduto o glicerol, resultando no declínio do seu valor comercial, por consequência o acúmulo deste resíduo bruto. A proposta soluciona a dificuldade de descarte deste resíduo, utilizando como uma biomassa e convertendo-o em um produto de alto valor econômico que contribuem para minimizar impactos ambientais negativos gerados pelo seu descarte e acúmulo. Está proposta se torna viável, pois o tratamento do Glicerol não é 100% eficiente, restará muito glicerol residual sem qualidade após o tratamento, gerando um novo subproduto com resíduo, devido as impurezas que se formam durante o processo de biodiesel, enquanto a nossa proposta faz o aproveitamento total deste resíduo.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Os combustíveis fósseis são fonte de energia não renovável, devido à alta demanda de exploração e a necessidade no cotidiano da população dessas fontes, existem grandes chances desses reservatórios de matriz energética encerrar. A equipe visa manter a qualidade de vida da nossa comunidade de uma forma renovável e aproveitando recursos que surge como consequência de outros fatores. Nossa proposta reforça a aplicação do biocombustível, cujo uso diminui a emissão de gases relacionados com o efeito estufa e evita que oceanos, mares ou rios sejam contaminados com resíduos químicos. A biomassa glicerol, juntamente com a carga do FCC, passará por processos de coprocessamento de compostos oxigenados, formando GLP, Nafta leve, Biocombustíveis, entre outros hidrocarbonetos que são fundamentais para a geração de energia.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
A equipe acredita que quando tratamos das raízes dos problemas, podemos evitar que ele cresça. O oceano é a base da economia, fonte de alimento e lazer, além de ser fundamental na regulação do clima global, prezando pelo cotidiano e pela geração futura, a proposta indica uma maneira de reaproveitar algo, ao invés de descartar de maneira inadequada, visando a preservação e potencialização de danos ao meio ambiente e um correto gerenciamento de resíduos para alcançar um desenvolvimento sustentável (social, econômico e ambiental).
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 9: Indústria Inovação e Infra-estrutura
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Alternativa para o uso do resíduo glicerol"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Edilana a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Edilana, Que proposta interessante!! Uma vez que vivemos em um mundo que muitos só se preocupam com o lado financeiro e nao se importam com os devidos cuidados para com o meio ambiente, logo gostei quando vi que sua proposta visa a redução da emissão de gases. Espero que siga até o fim de consiga alcançar o objetivo.. Parabens !!
Responder
Reportar
hace 2 años
Um projeto que visa solucionar um problema, onde para muitos é desconhecido e só se ver o efeito do mesmo, as pessoas atuam mais na manutenção do que não prevenção, procuram tratar o efeito e não a causa, se procurarmos nos atentar para projetos como esses com certeza os gastos e consequências futuras teriam menos impacto. Parabéns Edilana ??????
Responder
Reportar
hace 2 años
Ótimo projeto! Parabéns ????????
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito bom Edilana. ????????
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns Edilana!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns, ahei fantástica a ideia!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Conteúdo claro e realista. Amei, ótima leitura
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns Edilana!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Excelente ideia, Edilana!! Um ótimo conteúdo.
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns Edilana !! Excelente conteúdo, o meio ambiente necessita disso urgente ???
Responder
Reportar
hace 2 años
Olá Gabriel, apresentamos o gráfico da biomassa acumulada nos últimos anos, e a mesma continua crescendo e se acumulando. Baseado neste fato, sim, é necessário começar a se pensar em uma solução para este problema, antes que comece a causar danos a saúde humana e aos recursos naturais.
Responder
Reportar
hace 2 años
Ótima ideia Edilana, conteúdo excelente, sem duvidas agregaria para o meio ambiente. Parabéns!
Responder
Reportar
hace 2 años
Excelente iniciativa, disso que precisamos
Responder
Reportar
hace 2 años
Olà Edilana! Obrigada por levar em consideração as recomendações e espero que minhas perguntas tenham sido úteis para você. Desejo muito sucesso e lembro que você tem até 18 de julho para fazer alterações e compartilhar sua inscrição :D
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns!
Responder
Reportar
hace 2 años
Excelente conteúdo!!! Parabéns!! ???????? Adorei a iniciativa de propor medidas para e tenhamos um ambiente melhor e com menos poluição.
Responder
Reportar
hace 2 años
Olá Edilana! Meu nome é Saraís e serei sua mentora nessa etapa do Comprometidos 2021. Muito obrigada pela participação ? Para fortalecer sua inscrição, gostaria de deixar algumas perguntas que podem ser úteis. Quanto ao problema, qual seria a consequência de não fazer o tratamento com glicerol? Por que é importante reavaliar o glicerol? Além do que busca resolver, por que seu tratamento é importante e quais são os impactos ambientais negativos de seu descarte e acúmulo? Quanto ao impacto positivo, como você planeja descartar o glicerol e transformá-lo em um produto de alto valor econômico? Ou seja, qual produto você planeja gerar a partir dele e qual o benefício que a comunidade teria? Lembre-se de que você tem até 18 de julho para preencher sua inscrição e compartilhá-la para obter mais votos. Se você tiver dúvidas, pode escrever para o meu perfil Abraços. Pós-escrito: desculpe meu português ruim.
Responder
Reportar
hace 2 años
Olá. Saraís. Acabei de alterar as respostas de acordo com suas dicas. Muito Obrigada!
Responder
Reportar
hace 2 años