Salve o Lago Tarumã O LAGO É DE TODOS

O 1º Festival Salve o Lago Tarumã tem como objetivo ampliar para toda a comunidade de Viamão, alcançando diferentes moradores da cidade, a participação e preocupação com a preservação do Lago e do meio ambiente a seu entorno, propondo que a comunidade se envolva ampliando essas experiências através da arte, cultural e do engajamento socioambiental.1. Estimular a reflexão referente a preservação do Lago Tarumã e do Meio Ambiente;2. Reconhecer o Lago como um bem indispensável para a cidade de Viamão;3. Refletir sobre as ações de conscientização ambiental;4. Comprometer-se com a construção de um pensar coletivo e sustentável para a preservação do meio ambiente;5. Entender a importância do engajamento associativo e comunitário para afirmar ações na defesa dos direitos sociais e ambientais.
Problem solved by your proposal
O 1º Festival Salve o Lago Tarumã é uma ação necessária em resposta ao descaso do Poder Público sobre a manutenção, preservação e limpeza do Lago Tarumã. O Lago Tarumã já foi cartão socioambiental da cidade e hoje este ecossistema está morrendo devido ao descuido do poder público que não se importou ao longo dos anos em tratar o esgoto cloacal que é jogado na rede de drenagem urbana, desde o centro da cidade, para o lago, pela ausência de diálogo por parte da Prefeitura Municipal especialmente a partir da organização da sociedade e da produção de ações afirmativas em defesa do Lago Tarumã por parte da Associação. É necessário controlar as fontes de poluição, retirar as macrófitas em excesso, recuperar as margens do lago. Os peixes e anfíbios que vivem do ecossistema do Lago estão morrendo, as árvores caiando devido a sedimentação do lago. É necessário preservar e cuidar do lago e do meio ambiente.
What positive impact would/does your idea have on your community? Specific environmental or social improvements
É dentro desse cenário que o festival acontecerá, pois, busca junto à comunidade de Viamão realizar uma vivência de conscientização ambiental e engajamento socioambiental, sendo extremamente necessário que mais pessoas se envolvam no movimento Salve o Lago Tarumã. É preciso que o conjunto da sociedade se engaje e perceba que o lago não vai permanecer abandonado, que há pessoas e entidades dispostas e lutar e contar a sua história. Todas as atividades e inscrições para o festival serão gratuitas para a comunidade de toda a Viamão. A premiação aos artistas é uma forma de estimular a produção e o fazer artístico com foco na preservação do Lago Tarumã e do meio ambiente. É importante ressaltar que quando a SOCIEDADE TRABALHA JUNTA, o poder público AGE.
Why are you interested in taking part in environment and ocean-related matters?
Porque me dói quando passo por uma área de beleza e VIDA e está poluída, abandonada e NEGLIGENCIADA. É triste ver as águas, as arvores e os animais sofrendo. Me interesso principalmente porque não posso mudar a realidade do MUNDO, mas dentro da minha comunidade eu faço o que eu posso pra defender e proteger o meio ambiente.
SDG most related to the proposal
ODS 6: Água limpa e saneamento
Image gallery

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "Salve o Lago Tarumã O LAGO É DE TODOS"

Collaborate

Sign up or sign in to help Lawrin improve his proposal

Sign up or sign in to comment this proposal

Sign up or sign in to report this comment

Olá, Lawrin! Como vai? Espero que esteja bem! Foi muito entusiasmador conhecer sua ideia, entendendo a potência dela em não apenas ter um impacto ambiental, mas também criar vínculos comunitários e um senso de cidadania compartilhado. É realmente uma ótima ideia! Uma sugestão que gostaria de deixar é sobre como você pode incluir projetos ambientais e associações de moradores da região na formulação do Festival. Seria necessária alguma ação de limpeza prévia do Lago Tarumã? Pensar em possibilidades de girar o ciclo da economia local, valorizando negócios sustentáveis também pode ser super interessante! O festival pode ser um epicentro que traga inspirações e informações para que a cidade se repense em relação à questões ambientais, incluindo o lago e para além dele. Estudar um pouco sobre "empregos verdes" pode ser algo que ajude a estruturar mais ainda seu projeto, especialmente a longo prazo. Boa sorte!
Answer
Report
3 years ago
Oi Midria, tudo bem? Que bom que gostou da ideia! Sobre as tuas sugestões, faço parte de um associação do entorno do lago, foi daí que surgiu a ideia do festival, tem muitos moradores que são artesãos e professores ambientais. Há dois anos realizamos ações independentes de limpeza do Lago Tarumã, retirando o lixo e as macrófitas em excesso, verdadeiramente fazendo o serviço da prefeitura. Queremos muito que o festival se torne o epicentro de inspiração e informação. Precisamos de mais pessoas engajadas na causa. Vou pesquisar com relação aos empregos verdes. Te agradeço muito pelo feedback e é muito bom ver que estou alinhada com a ideia da Socialab. Obrigada!
Answer
Report
3 years ago