Formigueiro

Apesar dos desafios ambientais serem de uma escala muito maior que o alcance das mudanças de práticas de um único indivíduo, acreditamos no poder do efeito multiplicador em grandes mudanças sociais. O Formigueiro é uma iniciativa que tem como objetivo aumentar o engajamento individual em práticas de menor impacto ambiental. Para isso, buscamos contornar obstáculos desse engajamento, trazendo: informações confiáveis referenciadas em pesquisas científicas; cálculos de impactos ambientais, trazendo em números o quanto cada nova prática e ação individual contribuem com o planeta; olhar holístico para nossas ações, trazendo seus impactos sociais, culturais, ambientais e econômicos; passo a passo com informações como tempo e economia/gasto financeiro de cada prática, combatendo estigmas. Por fim, o Formigueiro não visa a mudança de práticas como fim, mas sim como início de um processo mais profundo de engajamento coletivo. Link do site: https://formigueiroeco.wixsite.com/formigueiro
Problema que resuelve su propuesta
Existe um grande distanciamento da população urbana com o meio ambiente e isso vem se agravando cada vez mais. Este afastamento nos desconecta da natureza sendo, consequentemente, difícil perceber e entender como nossos hábitos de consumo estão associados às grandes crises ambientais que afetam a todos, em maior ou menor grau, especialmente grupos de maior vulnerabilidade social. Apesar de uma grande parte da população brasileira estar ciente da importância da sustentabilidade e uma parte considerável estar disposta a agir, poucos possuem alto grau de engajamento, como pode ser visto na pesquisa de 2018 do Instituto Akatu intitulada “Panorama do consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações”. Sendo assim, iniciativas que apoiem a superação de barreiras para a adoção de práticas mais sustentáveis se mostram essenciais no processo de mudança de hábitos da população.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
O impacto positivo do Formigueiro está no incentivo à adoção individual de práticas de menor impacto ambiental, ou seja, que são mais benéficas ao meio ambiente. Assim, possui uma influência nos hábitos de consumo da população e seus impactos ambientais associados. Essa adoção de novas práticas têm o potencial não só de causar mudança ambiental positiva por si só, como também despertar para um processo mais profundo de conscientização e engajamento na pauta ambiental. Nesse sentido, também servem de impulso para que pessoas sensibilizadas repensem seus hábitos, se vejam como agentes transformadores da sociedade e assumam um papel mais ativo como cidadãos. Uma das características indispensáveis da proposta é tornar o processo de revisão de práticas individuais mais leve e divertido. Com isso, busca alimentar uma cultura de sustentabilidade, que transcende as práticas apresentadas no site.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Nosso interesse começa com valores que passam pela empatia a todos os seres afetados pelos impactos ambientais negativos gerados pela nossa sociedade, que afetam de maneira exorbitante o planeta, comprometendo o direito à vida de todos os seres. Em um aspecto mais prático, a forma como ocupamos e nos organizamos enquanto sociedade impacta negativamente o meio ambiente em uma escala que inviabiliza sua regeneração natural, gerando consequências graves em todas as áreas da sociedade (social, cultural, ambiental e econômica), que só tendem a piorar com o tempo. Por isso, entendemos como urgente iniciativas que busquem a mitigação de impactos ambientais negativos e a regeneração de todos os ecossistemas, com ênfase aos oceanos. Eles são os maiores responsáveis por grande parte da produção de oxigênio do planeta, absorvendo uma grande quantidade de CO2 produzido pela ação humana e, portanto, sendo um dos principais ecossistemas no combate às mudanças climáticas, que já estão em curso.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 12: Consumo responsável e produção
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Formigueiro"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a André a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

André e equipe parabéns pela iniciativa. Adorei
Responder
Reportar
hace 2 años
Oi André! Como voce está? Eu soy Layla, sua mentora da Argentina. Parabens por ter postulado seu projeto em Comprometidos! Eu gostaria saber mais sobre o impacto da sua iniciativa. Como você acha que poderia causar um impacto maior em mais pessoas? Com relação à sustentabilidade e escalabilidade ao longo do tempo, você tem um modelo de negócios estável? Eu gostaría de leer mais de seu projeto!
Responder
Reportar
hace 2 años
Olá! Estou bem e você? Obrigado pelo seu apoio! Ainda não temos um modelo de negócios estável. O site que criamos foi um protótipo e agora estamos em um processo de estruturação do projeto como um todo. O número de pessoas na equipe acaba de crescer e vamos focar principalmente em dois pontos: trabalhar novos conteúdos no site, trazendo elementos que busquem um maior engajamento das pessoas, como atuar em rede e uma divulgação mais intensa com novas práticas, o que irá aumentar o impacto do projeto; e estruturação do nosso modelo de negócios, buscando formas estáveis de financiamento da nossa iniciativa. Nas próximas semanas esperamos avançar mais nesses assuntos e teremos mais conteúdo para apresentar para você =)
Responder
Reportar
hace 2 años