Monitorando com Orelha de Onça

A Orelha de Onça é uma empresa familiar recém fundada, que surgiu com a ideia de homenagear a savana mais biodiversa do mundo, o Cerrado. Além de buscar a prosperidade da marca, queremos por meio de uma rede integrada de monitoramento de fauna terrestre, amplificar cada vez mais olhares em torno das espécies abrigadas pelo bioma, que com o passar dos anos vem sendo brutalmente ameaçado por diversos fatores, principalmente antropogênicos. Além da atuação comercial, centrada na venda de produtos sobre nossa biodiversidade para conscientização, temos a ambição de desenvolver a maior iniciativa de monitoramento de fauna do Distrito Federal, que seria concretizada através de autofinanciamento e parcerias com Unidades de Conservação. O monitoramento contínuo da fauna auxilia decisivamente planos de manejo e podem fornecer importantes indicativos do quadro ambiental das UC’s, que contam em sua maioria com investimento insuficiente para proteção eficiente de sua biodiversidade.
Problema que resuelve su propuesta
Nas unidades federais de conservação do Cerrado sobrevivem cerca de metade dos animais ameaçados de desaparecer no bioma, que já perdeu metade da vegetação original e tem menos de 3% da área efetivamente protegida. O monitoramento e a catalogação são importantes para compreensão de como as comunidades de fauna estão respondendo a potenciais impactos antrópicos. Dessa forma, monitorar não é apenas observar e admirar a natureza a nossa volta, mas também contribuir com ações que minimizem os efeitos da fragmentação de habitats, dos atropelamentos, da caça e do tráfico ilegal de espécies, e que protejam a biodiversidade local de forma mais eficaz e inteligente. A Orelha de Onça seria capaz de mobilizar recursos financeiros (limitação comum das unidades de conservação que dependem do orçamento do governo), e com a implementação da maior rede de monitoramento do estado (e porque não, do país no futuro) consolidaria uma importante rede multi-colaborativa em prol da vida terrestre.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
A geração de informações através do monitoramento é fundamental para a compreensão dos impactos ambientais no decorrer do tempo e para mitigação destes sobre a biodiversidade. Mas como o apelo comercial entra nessa história? Além de alimentar comércios locais e centros de visitação com produtos, o projeto pretende implementar um sistema de “apadrinhamento” e monitoramento participativo da fauna silvestre, de forma que a conservação de espécies e a gestão de áreas protegidas se beneficiem disso. Resumidamente, funcionaria da seguinte forma: pessoas, empresas e patrocinadores identificados com o projeto poderiam se associar e, por meio de um plano de adesão, adotariam uma ou mais câmeras traps (armadilhas fotográficas) identificadas em seu nome, que seriam instaladas e monitoradas em uma UC a sua escolha. Os registros obtidos através das câmeras teriam finalidades diversas, dentre elas: educação ambiental para visitantes e um rico banco de dados para subsidiar estratégias de conservação.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Acreditamos no apoio através da arte, da educação e da atuação científica. Não se cultiva respeito a uma natureza que pouco se conhece ou não se tem apego, e sem investimento não se faz ciência. Apesar de certas contradições, é fato que o apelo comercial também pode contribuir de maneira significativa na conservação ambiental. Hoje, ainda embrionária, a Orelha de Onça realiza monitoramentos voluntários da fauna terrestre através de investimentos próprios, mas isso é muito pouco. Contudo, acreditamos que através de uma grande rede integrada de apoiadores, é possível escalar essa prática e alcançar resultados incríveis. O esforço de cientistas comprovado em artigos científicos é algo admirável, mas perde sua força quando seu propósito não atinge outras esferas da sociedade além da acadêmica. O projeto busca a participação ampliada e direta de pessoas e empresas comuns no monitoramento ambiental, convidando-as a atuar por uma causa que até então não se conectaram ou nem mesmo reconheciam.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 15: A vida em terra

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Monitorando com Orelha de Onça"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Pedro Martins a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario