Green League

Criação de uma plataforma gameficada para engajamento de jovens na pauta socioambiental do município e região utilizando-se de abordagem interativa que une teoria, prática e recompensa. Tal abordagem terá como diretrizes básicas para elaboração das tarefas os ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030 da ONU referentes aos desafios de preservação dos oceanos e o meio ambiente. O conteúdo entregue será rico em informações de fontes confiáveis que possam edificar a educação ambiental do jogador, utilizando abordagem atrativa e linguagem atual. As ações pró-ambiente realizadas se transformam em moedas virtuais (coins) que podem ser trocadas na loja virtual por prêmios como gifts-cards, na rede de comércio parceiro e/ou ingressos para experiências culturais, além da possibilidade de realizar doações diretamente para entidades sem fins lucrativos que sejam parceiras e afins ao tema.
Problema que resuelve su propuesta
A proposta busca encontrar um método de transmissão de conhecimento e conscientização para jovens na área de educação ambiental sobre os Oceanos e o Meio Ambiente, principalmente aqueles entre 14 a 23 anos residentes do município. A desinformação e falta de soluções acessíveis acerca das pautas socioambientais interferem na degradação ambiental que afeta nossa qualidade de vida. É importante criar métodos de abordagem na educação ambiental que seja responsável por formar indivíduos e coletividade com valores sociais, conhecimentos e atitudes para a conservação e preservação, abrangendo aspectos econômicos, sociais e políticos de uma comunidade bem como apoiar a sua sustentabilidade. A aprendizagem dos alunos necessita de métodos de ensino que não sejam obsoletos e transformação de práticas de laboratório em jogos, por meio da gamificação por exemplo, uma estratégia de engajamento que pode também ser utilizada no contexto da sociedade em geral e em programas de políticas públicas.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
A gamificação é uma estratégia de engajamento que promove a interação social, estimula uma maior participação nas atividades pró-ambiente e aumenta o interesse dos jovens nas pautas socioambientais, como evitar o descarte inadequado do lixo, informações sobre desmatamento, qualidade da água e as ações necessárias de recuperação ambiental. Além disso, o jogo aberto à participação da sociedade em geral vem apoiar a integração família – escola – políticas sociais, uma educação inclusiva com elementos e ferramentas específicas para combater a baixa inclusão de alunos com necessidades especiais. Traz ainda a possibilidade de construção de parcerias com setor público de ensino e com a rede comercial local, além de fortalecer a cultura oceânica informando a população jovem, o papel do oceano nas nossas vidas e a influência das nossas ações individuais sobre o oceano. Os governos e educadores necessitam de soluções inovadoras e de interatividade entre os jovens a fim de produzir impacto real.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Estamos na Corrida por Cidades Sustentáveis - Década da Ciência Oceânica e vemos a necessidade de informarmos melhor os jovens cidadãos construindo propostas e ações que atuam para o maior alcance dessas metas edificam uma nova visão social, trazendo aos outros integrantes da sociedade o conhecimento que essa responsabilidade também faz parte dos nossos deveres. Além disso, a equipe é moradora da área litorânea do Rio de Janeiro e percebe diariamente a degradação e problemas ambientais que atingem direta e indiretamente suas praias e território natural. Por último, e não menos importante, foi a busca de uma solução para a problemática dos Oceanos que a equipe venceu, em 1° lugar, um concurso estadual de Innovation Camp Tecnológico e Cultural no primeiro semestre de 2021 com a mesma proposta, só que agora além de revisada, ela foi ampliada e melhor estruturada.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Green League"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Pedro Henrique a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Excelente projeto. Super atual! Sucesso!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns!
Responder
Reportar
hace 2 años
Incrivel
Responder
Reportar
hace 2 años