Aquamar – Educação e divulgação científica

Existe uma grande discrepância entre a realidade da produção científica e de sua divulgação de maneira acessível para a população em geral. Comunidades tradicionais ribeirinhas trazem um conhecimento acumulado de várias gerações que são de fundamental importância para a concretização de inúmeras ações de conservação ambiental. Nesse contexto, o Projeto Aquamar visa contribuir na educação e divulgação científica, facilitando o acesso dessas comunidades à ciência e também valorizando os saberes tradicionais. A atuação já acontece por meio de ações de extensão – como ações em praias - que promovem o acesso a informação referente aos ecossistemas marinhos. O uso das redes sociais possibilitou que nossas ações de educação tomassem uma abrangência nacional. Entre as atividades já em andamento podemos citar: rodas de conversa, produção de livro infantil, material didático para educação ambiental e oceanário virtual.
Problema que resuelve su propuesta
A quem o projeto é direcionado: comunidades tradicionais ribeirinhas cujos meios de subsistência são intimamente ligados ao Oceano; Onde ocorrerá: Mídia social (nível global)e presencialmente nas cidades de Ilhéus, Porto Seguro e Salvador – BA/Brasil (nível local). O acesso à informação científica deve ser um direito de todos os cidadãos. Com o uso regular de termos técnicos, várias vezes, ocorre a restrição e a criação de barreiras para veiculação do conhecimento no meio não-científico. Ter os cidadãos que convivem todos os dias com o Oceano e com os seres aquáticos, compartilhando informações e produzindo ciência pode ser decisivo na luta da preservação ambiental. Consequências benéficas do projeto: as comunidades irão adquirir, se engajar e repassar os aprendizados e mostrar os benefícios da ciência. Mostrar a sociedade acadêmica a importância da inclusão das comunidades tradicionais como principais aliadas para qualquer tomada de decisão na gestão dos ambientes costeiros.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
A relevância do projeto advém da necessidade de acesso claro e atrativo à informação científica. Assim, as ações de extensões realizadas permitirão a implementação da ciência nas comunidades, o levantamento de dados para prevenir futuros danos e o direcionamento de melhores decisões, além de melhorar a capacidade da sociedade de entender e mitigar os impactos dos estressores relacionados aos ecossistemas marinhos e costeiros, com foco nas condições encontradas nas comunidades. Outro ponto é aprendermos com os saberes tradicionais e trazermos estes para divulgação em nossas Redes Sociais, de modo a valorizar as comunidades que dependem dos recursos marinhos para viver. Por meio dessas ações, os atores envolvidos, em conjunto com o governo, poderão compreender melhor as preocupações das comunidades e encontrar caminhos para abordar suas questões de modo colaborativo e efetivo com projetos de monitoramento locais.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Durante nossas pós-graduações, em 2017, nós, biólogas acadêmicas, inauguramos o AQUAMAR com o intuito de divulgar nossa maior paixão - as ciências do mar - em linguagem acessível a todos e em diversas plataformas virtuais. O AQUAMAR tem atuação prática e efetiva. Além da interação nas redes virtuais com palestras, ocorreram rodas de conversa inserindo a temática de pesquisa marinha com alunos tanto de ensino básico quanto de ensino superior, fizemos também mutirões de ações de limpeza de praia e, em 2019, orientamos comunidades afetadas pelo óleo em Ilhéus e Porto Seguro, Bahia. Até o momento o projeto operou com recursos próprios. Nossa motivação é contribuir para a formação de um pensamento crítico sempre de maneira leve, atrativa e eficaz. Vivemos em um planeta onde tudo é interligado e no qual o ser humano está causando imensa destruição, assim, é de extrema importância que as comunidades recebam informação e conteúdo para saber lidar e cuidar desse bem tão precioso.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 14: A vida sob a água
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Aquamar – Educação e divulgação científica"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Aquamar a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Participar desse projeto é tão gratificante!!! Conhecer coisas novas, pessoas com visões diferentes!!! Amo fazer parte dele!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Nos dedicamos muito a esse projeto! É uma honra concorrer com tantos outras propostas inspiradoras!
Responder
Reportar
hace 2 años