Saúde é Onda

"Saúde é Onda", visa promover a utilização dos recursos naturais de forma sustentável desenvolvendo no litoral do Sul da Bahia, espaços propícios para se trabalhar diversas formas e maneiras de interligações ambientais entre o esporte (surf / Body Boarding), o ser humano e a natureza. Sensibilizando moradores e turistas para o quanto é importante viver em um ambiente preservado e seguro. A prática do surf / Body Boarding estará contribuindo dessa forma, para melhor qualidade de vida nessas comunidades.
Problema que resuelve su propuesta
A concepção de saúde adquire seu formato de acordo com o problema a afligir a comunidade. Talvez por isso seja tão difícil as pessoas terem boa saúde, principalmente em um país de tradição democrática recente como o Brasil e onde a educação formal não é valorizada como elemento fundamental na diferenciação entre 'súdito' [aquele que simplesmente segue a vontade do governante] e 'cidadão' [capacidade para procurar e agir de maneira mais autônoma possível em prol de interesses próprios, limitado tão somente pelo ordenamento legal e pelo respeito ao bem comum]". Para tanto, a “OCA - Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica” vem com este projeto: "Saúde É Onda!", por acreditar que preparar os moradores e visitantes dessa localidade será a maneira possível de conscientizar a sociedade sobre a importância de ser saudável e de como preservá-la.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
A semente deste projeto foi plantada no ano de 2007, na praia de Ponta da Tulha, município de Ilhéus-BA, numa ação voluntária envolvendo 20 alunos da Escola Municipal Manuel Malaquias e por isso, já dispõe de alguns apoiadores, nomeadamente: Box – Estrutura de Arte e Gastronomia, Cineclube Mocamba, UCC-BA (União de Cineclubes da Bahia, PESC (Parque Estadual da Serra do Conduru), Floresta Viva/ Escola da Floresta, Condutores da Serra, Guardiões da Serra, Planet Surf (BA) e Makaha’s Tur (BA). Desta forma, temos garantida uma contrapartida no que se refere aos itens: 05 pranchas de Body Board, espaço físico para realização das aulas teóricas, como também para as mostras de produções audiovisuais. Assim neste contexto estr projeto irá fomentar uma vida saudável para a comunidade do litoral Sul da Bahia.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Um grande exemplo de enfraquecimento na saúde está sendo a falta de água em algumas cidades baianas, assim como, o enfraquecimento de medidas contra Aedes aegypti que permitiu a reintrodução do inseto no país. Problemas de infraestrutura e de abastecimento de água são apontados como fator de favorecimento da proliferação do mosquito. Ao se tratar de uma localidade, em que, a água já foi o produto de muita fartura no estado da Bahia, percebe-se que, o litoral sul da Bahia, região conhecida também como: Costa do Cacau, ela se encontra incluída nesta estatística, pois, atualmente essa região passa por inúmeras dificuldades cotidianas, no que se diz respeito a: Moradias inadequadas, ociosidade, oportunidade de trabalho, lazer, saneamento básico, acessibilidade, drogas, desmatamento. Tais comunidades (Ponta da Tulha, Serra Grande, Mamoan) dessa localidade, ainda sofrem pela falta de um planejamento estratégico voltado para o desenvolvimento turístico da região.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 10: Redução de desigualdade

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Saúde é Onda"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Alessandro Lyrio a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario